BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

4 de mar. de 2010

Eterna é a misericórdia do Pai.

Dia 07.3.10 - Domingo

Evangelho (Lucas 13, 1-9)


Na narrativa de hoje, algumas pessoas contam a Jesus a respeito dos galileus que foram mortos por Pilatos. Por considerarem Jesus um agitador, contaram a Ele esses fatos para intimidá-lo. E Jesus lembra sobre a queda da torre de Siloé em Jerusalém. Percebendo a intenção deles Jesus pergunta: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus por terem sofrido tal coisa?” Naquele tempo ser pobre, doente, ou até a morte era castigo de Deus por causa dos seus pecados e de seus pais. E Jesus esclarece que Deus não castiga assim, nós devemos sim estar preparados sempre, pois as tragédias acontecem, em qualquer tempo, e não como castigo de Deus, por isso somos convidados à conversão diária. Deus quer que tenhamos vida, ele não quer a nossa morte.

Jesus conta a parábola da figueira, muito oportuna para o tempo que estamos vivendo, o da quaresma. Tempo em que todos somos chamados à conversão, a partilha, a oração. A figueira é uma árvore de maior produção na Palestina, dá frutos por dez meses, e ela representa o povo eleito, os que ouviram os ensinamentos de Jesus e que já deveriam está praticando a misericórdia de Deus, a justiça, porém não colocaram em prática os ensinamentos que receberam. E tamanha é a misericórdia de Deus para conosco, que Ele ouve o vinhateiro, que pede mais um ano, para adubar a terra, com a Palavra de Deus, com oração, e quem sabe assim possa dar frutos. E esse tempo é concedido. E temos mais uma oportunidade para nos renovar e quem sabe produzir os frutos que Deus tanto espera de nós, a nossa contribuição para o crescimento da comunidade a qual pertencemos, acordar para vida de discípulos, e ficar atentos e vigilantes para não sermos cortados.

Não devemos nos iludir achando que não necessitamos de conversão, de oração, que só outros pecam e tem defeitos, foi essa mentalidade que Jesus veio combater. Somos humanos, falhamos, temos nossas fraquezas e limitações, e todos os dias temos que buscar nossa conversão, ir para Deus, seguir a Jesus. Então nos perguntemos: O que eu estou fazendo? Eu sou uma figueira sem frutos ou não? Que tipo de frutos estou produzindo, para o bem da minha comunidade, para construção do Reino de Deus? O trágico é não aceitarmos a Boa nova de Cristo. Lembrando que não somos castigados, mas sim alertados. Mesmo estando a serviço do Pai, busquemos nossa conversão sempre, não somos melhores que ninguém. Mas, Deus com sua paciência e misericórdia, espera por nós, que atendamos seu chamado, mas necessita que sejamos atentos para ser tarde demais.

Oração:
Pai, que a minha vida seja uma contínua busca de comunhão contigo, por meio de um arrependimento sincero e de minha conversão urgente para ti. Espírito de conversão, que eu não me iluda, dispensando-me de voltar, cada dia, confiante, para o Pai.

Um abraço a todos, e um domingo de paz.

Elian

Nenhum comentário:

Postar um comentário