BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

3 de set. de 2010

As bodas de Caná-José Cristo Rey Garcia Paredes

O primeiro milagre- As bodas de Caná

Que matrimonio assistiria Jesus hoje?

Jesus começa sua missão assistindo a um matrimonio com seus primeiros discípulos. Ali realiza seu primeiro “sinal” e nele manifesta sua Glória.

Eu me pergunto: Jesus, nosso Senhor ressuscitado, se faria presente em todos os matrimônios que se celebram hoje no mundo, ou somente em alguns, naqueles que levam a marca de “celebrações sacramentais”?

O matrimonio é a forma que temos, seres humanos, de celebrar o amor intimo e comprometido entre as pessoas, o de iniciar solenemente uma aliança de fecundidade. Nos matrimônios, o amor sai do anonimato; se mostra e compromete publicamente o casal. No matrimonio se celebram as relações vitoriosas, fortes, capazes de superar as dificuldades. Neles se sonha um futuro fecundo e amoroso. E se pede à sociedade ou a religião, ajuda, benção, proteção.

As pessoas sonham celebrar o matrimonio com certo excesso na comida, no vestuário, nos presentes, na música e na dança, nos belos cenários, na linguagem do amor. Os matrimônios são festas de Eros, o Deus do Amor, dessa religião que todos os seres humanos compartilham que vai além das diferentes confissões religiosas ou manifestações de indiferentismo, agnosticismo ou ateísmo. Seja como for, o amor é celebrado!

Onde há amor, ali está Deus! Embora não seja explicitamente, como no Cantar dos Cantares o hino ao amor de 1 Coríntios! Onde o Amor é celebrado, ali é convidado também Aquele que é a expressão mais intensa e bela do Amor de Deus, seu Filho Jesus. Onde o Amor é celebrado, em qualquer matrimonio do universo, ali está também a “mãe do Amor formoso”.

Quando entre não poucos, sobre tudo na Igreja católica, cresce um ceticismo relativo à validade de muitas celebrações do matrimonio e em outros um grande desgosto porque as palavras de fidelidade que se pronunciam são depois negadas, porque não se promete amor eterno, mas amor com data de vencimento, porque quem se compromete não responde a quem são - segundo a tradição - os autênticos sujeitos do matrimonio. O "caos do amor", a “desordem amorosa", tem chegado a confundir as águas do matrimonio. Estará também Jesus naquele Caná da Galiléia de tantos matrimônios com dúvidas?

A atitude atenta e compreensiva da mãe de Jesus tem um resultado admirável neste contexto. Ela sabe muito bem que a festa tem data de término. Mais, todavia, essa data é “agora”: Não tem vinho! Porém esse agora, não corresponde aparentemente, com a “hora” de Jesus: “Não chegou minha hora”. Maria o força, para que o momento de carência se converta no momento de um “vinho novo e bom”, que mantenha viva a festa.

Jesus não discrimina entre as relações amorosas; não descrimina o casal por sua crença. Ele celebra seu amor, mesmo consciente, muito consciente da fragilidade do ser humano. Por isso, pedirá disposição para perdoar setenta vezes sete, a amar como Ele nos tem amado. Ele sabe que todo o que se desvia, pode ser reconduzido. Até a água de lavar as mãos Ele transforma em vinho primoroso!

A celebração do matrimônio não é espaço para o medo, o temor, o pressagio para mas noticias. É o momento em que sonhamos o impossível, pedimos o milagre -como Maria-. Não pensemos nos matrimônios que terminam, mais naqueles que a partir de agora se celebram!

Os matrimônios que celebram os cristãos são aqueles nos quais explicitamente confessamos que “Deus esta”, que Jesus é o convidado de honra, que a mãe de Jesus também está. Neles fazemos “explicitamente” e “conscientemente” o que é o mistério de todo o amor humano que entra na Aliança.

Se as alianças matrimoniais celebradas fracassam não é porque se despreze o matrimonio, mais porque somos seres insatisfeitos, inacessíveis e buscamos a perfeição. Somente em casos de degradação não é assim. A busca de um amor “melhor”, mais envolvente, que nos tire de nossa solidão, é o maior perigo para um matrimonio “acostumado”, sem capacidade modificadora nem criadora.

A Glória de Jesus que se manifesta em todos os matrimônios nas fala de criatividade, de capacidade de fazer possível o impossível. O profeta Isaías nos convida a sonhar. A primeira carta aos Corintios nos diz que há carismas para que o amor da aliança não morra.

Tudo o que fracassa tem solução nas mãos de Jesus. Todo o sonho de amor tem futuro, se como Maria pedirmos a Jesus.

Em nosso mundo, em todo o lugar onde se celebra a Aliança do Amor é Caná. Ali está a Mãe de Jesus. Ali está Jesus como convidado. O milagre é possível... porém necessita de fé! Como a fé da mãe!

José Cristo Rey Garcia Paredes

Nenhum comentário:

Postar um comentário