BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

9 de set. de 2010

NÃO JULGAS O PRÓXIMO - Fr. Denis Francisco

Sexta-feira, 10 de setembro de 2010

"Mesmo que tenhas dez mil plantações, só podes comer uma tigela de arroz por dia; ainda que a tua casa tenha mil quartos, nem de dois metros quadrados precisas para passar a noite." (Provérbio chinês)

Cisco ou trave?

Lc 6,39-42

NÃO JULGAS O PRÓXIMO

A PALAVRA

São Clemente dizia: “É preciso evangelizar de modo sempre novo”. O nosso tempo pede novos modos de evangelização. Nós, membros das comunidades, devemos nos despertar para novas iniciativas, abandonando aquelas estruturas que não correspondem mais com a necessidade do povo.

Iniciei a reflexão do evangelho do dia com palavras da atualidade. Por quê? Na verdade é justo e necessário é nosso dever e salvação anunciar de modo sempre novo, conscientes da nossa realidade, da atualidade e de tudo que abrange a Igreja, povo de Deus. O bom discípulo segue o exemplo do mestre. “40Um discípulo não é maior e mais do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre”.

Minha gente, Jesus é o mestre, portanto os homens que o seguem são considerados discípulos. Vamos fazer uma reflexão voltada à nossa Igreja. Os representantes da Igreja são os mestres, e nós somos seus discípulos. Um mestre para ser mestre não basta somente ser sábio, prudente e educador, sobretudo elaborador de regras e diretrizes. Ele tem obrigação de instruir os verdadeiros ensinamentos divino, promovendo, assim, o bem comum dos seguidores que acreditam com fé. Para ser seguidor de um mestre, primeiramente devemos pensar como o mestre. Para fazermos parte de uma instituição, primeiro devemos nos sentir identificados por ela. Com Jesus foi o mesmo. Os discípulos identificaram com o mestre. Foi de tal forma que assumiram concretamente a proposta, dando também a própria vida. Por isso, a Igreja, nossa instituição, está ai viva e forte.

Se percebermos que dentro de nossa instituição, seja ela qual for, há problemas, não devemos abandoná-la e ridicularizá-la, e sim termos a atitude contrária, isto é, lutar para que ela se estruture novamente; conforme os primeiros passados dados por ela mesma, voltando às fontes, às origens. Os padres da Igreja nos ensinam com louvor as primeiras experiências de fé e testemunho das comunidades cristãs primitivas.

Hoje, os teólogos que trabalham diretamente com o povo nas comunidades, defendendo seus direitos porque conhecem sua realidade, são o testemunho vivo de Cristo e dos primeiros seguidores. Qualquer um pode fazer teologia, desde que conheça a Sagrada Escritura, a tradição da Igreja primitiva (os ensinamentos dos primeiros seguidores dos apóstolos de Jesus, por exemplo: Santo Agostinho, Cipriano, Ambrósio, Inácio de Antioquia e outros), o que abrange a sociedade atual: a sociologia, ciência, fenômenos religiosos, psicologia e outras áreas humanas. Teologia trabalha tudo o que envolve o ser humano. Isso é fazer Teologia.

Esse discurso sobre Teologia é essencial para nós que queremos dar passos certeiros em nossa vida de fé. Para ter fé não basta ir à igreja, à comunidade e falar bonito de Deus. Para ter fé hoje é preciso mais do que acreditar, ou seja, é ter certeza do que acredita e buscar as verdades para fundamentá-la. Somente assim teremos respostas concisas sobre a nossa fé.

Muitos dentro da Igreja e na sociedade em geral têm a atitude semelhante segundo o que o evangelho apresenta-nos hoje: “41Por que vês o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho?” A reflexão acima sobre a fé nos ajuda a entender o versículo 41. Olhar o cisco dentro do outro é muito fácil. Julgar o outro parece uma atitude heróica, mas às vezes é hipócrita!

PARÁBOLA

Certa vez um gaguinho estava procurando um emprego. Porém, ninguém quis aceitá-lo para nenhum tipo de serviço. Um dia resolveu ir à missa. No final dela o padre disse: Estou precisando de cinco pessoas para vender Bíblia, já que estamos no mês dela; pois desejo que os fiéis a tragam para missa e certamente muitos vão comprar. Quem vender tudo o que eu recomendar será meu sacristão. O gaguinho logo ficou animado e foi na sacristia se inscrever para as vendas.

Na fila havia quatro crianças, faltava uma para completar. O gaguinho aproximou-se e disse: Sesesesenhororor papapadre eeeeeuuuuuu queeeeerooo venvenvender bíbíbíbíblia. O padre e outras crianças deram risadas. Como poderá um gaguinho vender bíblia?kkkkkkk. A final, o padre ficou com pena e lhe deixou vender as Bíblias.

Depois de quinze dias as crianças apareceram para prestar conta. Muitos delas não venderam nem cinco. Mas o gaguinho vendeu todas. O padre e as crianças perguntaram: Nossa, como você conseguiu vender todas as bíblias, você é gago, ninguém tem paciência para conversar com você? O gaguinho disse: Ééééé fafafafacil, eeeu simsimsimplismenmenmente dididisse: oooou vovovovocês comcomcomcompram aaa Bíbíbíblia oooou quequequerem quequeque eeeu leleleleio tototoda praprapra vovovovocês?

Que Maria nossa Mãe e São Jerônimo nos inspirem para ler e meditar a palavra de Deus.

Fr. Denis Francisco Rosa Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário