BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

1 de set. de 2010

Setembro(03-sexta)2010 - Prof Fernando

Setembro(03-sexta)2010 memória: S.Gregório Magno Comentário à 1ª Leitura

(22ªsemana T.Comum - 29 a 04 setembro

( http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

1Cor 4,1-5 O Senhor manifestará os projetos dos corações

[Evangelho dias virão em que o noivo será tirado: naqueles dias, eles jejuarão Lucas 5,33-39 ]

1ª LEITURA Que os homens nos considerem, pois, como simples operários de Cristo e administradores dos mistérios de Deus.2.Ora, o que se exige dos administradores é que sejam fiéis.3.A mim pouco se me dá ser julgado por vós ou por tribunal humano, pois nem eu me julgo a mim mesmo.4.De nada me acusa a consciência; contudo, nem por isso sou justificado. Meu juiz é o Senhor.5.Por isso, não julgueis antes do tempo; esperai que venha o Senhor. Ele porá às claras o que se acha escondido nas trevas. Ele manifestará as intenções dos corações. Então cada um receberá de Deus o louvor que merece.

SALMO DE RESPOSTA — Quanto eu amo, ó Senhor, a vossa lei!— — Quanto eu amo, ó Senhor, a vossa lei! Permaneço o dia inteiro a meditá-la.— Vossa lei me faz mais sábio que os rivais, porque ela me acompanha eternamente.— Fiquei mais sábio do que todos os meus mestres, porque medito sem cessar vossa Aliança.— Sou mais prudente que os próprios anciãos, porque cumpro, ó Senhor, vossos preceitos.— De todo mau caminho afasto os passos, para que eu siga fielmente as vossas ordens.— De vossos julgamentos não me afasto, porque vós mesmo me ensinastes vossas leis.

EVANGELHO Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: "Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com freqüência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem". 34Jesus, porém, lhes disse: "Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão".36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: "Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38Vinho novo deve ser posto em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor".

Continuando sua repreensão aos Coríntios nessa carta, Paulo diz não se importar com o juízo que fazem dos pregadores do evangelho (dele inclusive). Quem julga é o Senhor e, portanto, Paulo apela para o dia do juízo quando serão reveladas as verdadeiras intenções de cada um. De sua parte ele reafirma que aos anunciadores da Palavra do evangelho apenas se exige que sejam bons administradores e que sejam fiéis. Como tal Paulo se apresentou aos Coríntios desde o início. Administrador fiel dos mistérios do Cristo.

No evangelho Jesus polemiza com os fariseus e também opõe às aparências dos rituais religiosos e costumes humanos, a sinceridade e a verdade. Os mestres da lei reclamam que os discípulos de Jesus nem chegam a ser vistos como piedosos que jejum e fazem orações e apelam para diferenciá-los até dos discípulos de João (como se eles tivessem escutado e seguido a proposta de conversão do Batista...). É interessante notar que aqui, como em outras passagens, Jesus é tido como pessoa pouco religiosa. Porque por onde ele passava com seus discípulos havia alegria como se em todo almoço ou jantar ou lanche houvesse uma festa: afinal, por onde Jesus passava distribuía curas e aliviava o sofrimento dos mais rejeitados.

Ora, Jesus como os profetas (cf.Joel2,13; Zacarias 7,5) não dá tanta importância aos rituais do jejum mas sim, à perda de seu sentido original que era o de preparar o coração para o hebreu abrir-se para seu Deus (cf. Ex 34,28;Mt 4,2; At 13,2-3). Na passagen de hoje, além disso, ele resoponde à acusação dos mestres da lei mostrando que não podem jejuar quem veio para a festa onde está presente o “noivo” (comparado na bíblia a Deus e também ao Messias). Afinal Jesus está presente e ainda não morreu...

A parábola com as 3 comparações: vinho novo X velho, remendo novo em roupa velha; estar acostumado com o sabor já conhecido, serve para reafirmar que há algo de novo nesse Reino anunciado. A Boa Nova relativiza também a religião tradicional. Em Mateus 6,16 Jesus denunciava o jejum feito para “aparecer” na sociedade, ou melhor, para “parecer” bom e fiel à Lei. Nesse contexto (de atos piedosos como jejum e orações eram praticados pelos judeus, sendo alguns facultativos, isto é, além dos prescritos em ritos cultuais) Jesus mostra que o interior diante de Deus é que vale. E não é importante o que pensam os outros a nosso respeito. É o mesmo que diz Paulo aos coríntios: o Apóstolo não se importava com o que pensavam dele. Não se importava em “parecer” mas em “ser” fiel ao evangelho. No mundo atual “parecer” tornou-se valor máximo em termos de fama, prestígio, propagando, oportunidades de alto salário para os “famosos”, os “homens públicos”, etc. essa reflexão crítica é bem apropriada.

Novamente (como já foi referido diversas vezes em comentários anteriores) a Fé pode relativizar aspectos rituais e exteriores da religião. Eles só têm valor quando acompanhados da verdade interior, do coração contrito e da abertura para a presença de Deus. Não têm valor se usados para “parecermos” bons diante dos outros.

A fé verdadeira, alimentada na oração, purifica-nos até de práticas religiosas inúteis.

( prof.FernandoSM, Rio, fesomor2@gmail.com )

Nenhum comentário:

Postar um comentário