BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

3 de set. de 2010

Jesus e o sábado--Fr. Lucas

Sábado, 04 de setembro de 2010

"Durante a vida, não uses a força para destruir as pedrinhas que foram colocadas no teu caminho. Usa a tua inteligência, colocando-as à margem da estrada, onde elas jamais voltarão a te incomodar."( C.Canton )

Jesus e o sábado

Lc 6,1-5

Num sábado, Jesus estava atravessando uma plantação de trigo. Os seus discípulos começaram a colher e a debulhar espigas, e a comer os grãos de trigo. Então alguns fariseus perguntaram:

- Por que é que vocês estão fazendo uma coisa que a nossa Lei proíbe fazer no sábado?

Jesus respondeu:

- Vocês não leram o que Davi fez, quando ele e os seus companheiros estavam com fome? Ele entrou na casa de Deus, pegou os pães oferecidos a Deus, comeu e deu também aos seus companheiros. No entanto é contra a nossa Lei alguém comer desses pães; somente os sacerdotes têm o direito de fazer isso.

E Jesus terminou, dizendo:

- O Filho do Homem tem autoridade sobre o sábado.

O evangelho da nossa reflexão de hoje nos mostra mais um dos confrontos de Jesus com os fariseus. Desta vez é por causa do SÁBADO!

Para ajudar nossa reflexão é importante que nos lembremos da importância do dia de Sábado na Cultura Judaica, pois para os judeus o Sábado é o sagrado dia do DESCANSO, como está dito lá no Gênesis: “No sétimo dia, Deus terminou todo o seu trabalho e descansou” (Gn 2, 2). Por isso, na Tradição Judaica é proibido fazer qualquer coisa em dia de Sábado.

Perceba que a mesma importância que eles dão ao Sábado, nós, hoje, damos ao Domingo, porém, sem radicalidades.

Esse costume judaico é válido, no entanto, sua radicalidade lhe tornou uma lei severa que Jesus, nos versículos que seguem depois desses que lemos, irá questionar dizendo: “a Lei permite no sábado fazer o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?” (Lc 6, 9).

Com esse questionamento, Jesus quer que os judeus se desapeguem da lei e percebam que uma lei só tem validade quando promove a vida do ser humano, coisa que não vinha acontecendo por causa da severidade com que a lei era aplicada.

Portanto, com seu exemplo de vida, Jesus nos traz uma nova lei: a Lei do Amor! Ele nos tira de uma lei severa e caduca e nos educa para uma lei que liberta e promove a dignidade do ser humano!

Então, não poderá, jamais, existir uma lei que proíba que a VIDA ACONTEÇA. Viva e deixe Viver!

Fr. Lucas Emanuel Almeida. CSsR

Nenhum comentário:

Postar um comentário