BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

2 de set. de 2010

Os discípulos não jejuam? -Fr.Denis Francisco

Sexta-feira, 03 de setembro de 2010

Vinho novo = vida nova

Lc 5,33-39

Que alegria, estamos no mês da Bíblia. Evidentemente, a Sagrada Escritura é a nossa guia espiritual, que nos orienta e nos revela os segredos de Deus, as profecias e ensinamentos dos profetas, os testemunhos do povo antigo e os salmos de manifestação do povo para com Deus. O Novo Testamento, para nós cristãos, é uma opção de vida; opção que fazemos com amor e com espírito de liberdade, assim como Jesus assumiu para nossa redenção.

O evangelho de hoje trata de um debate entre os fariseus e doutores da Lei com Jesus sobre o jejum e oração. “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem ”. O motivo pelo qual os fariseus indagam a Jesus é que seus discípulos não cumprem corretamente os preceitos e costumes da religião judaica. Observando o grupo de discipulado de Jesus veremos que a sua origem é pobre e excluída pela casta dos judeus.

Jesus disse: “34Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles?35Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naquele dias, ele jejuarão”. Esse noivo é Jesus. De fato, ele foi tirado do meio dos discípulos e de uma forma muito cruel: tirado através da cruz. E os discípulos a partir daí, como podemos observar nos Atos dos Apóstolos e demais textos do Novo Testamento, jejuaram e continuam até hoje; na Semana Santa ou nas Quartas e Sextas Feira.

A PARÁBOLA

Havia um jovem que questionava tudo sobre Igreja, Religião e, até mesmo, Deus. Para ele, a divindade não existia porque não era real e visível. O que ele achava mais esquisito e fora da realidade, ou melhor, não tinha nenhum fundamento é essa mania de muitos deixarem de comer, isto é, fazer penitência.

Certo dia ele foi caminhar. Passou enfrente das escolas, bares, churrascarias e outros lugares, e viu que tudo estava fechado. E disse: Nossa, o que está acontecendo hoje? Está tudo fechado! E continuou sua caminhada.

Depois de andar bastante, resolveu passar numa praça onde se localiza uma igreja. E disse: Bom, vamos ver o que está acontecendo. Se tiver gente naquele lugar é porque hoje é domingo.

Passando por lá, viu muita gente fazendo penitência; uns estavam ajoelhados, outros de pé com o chapéu na mão. Curioso, aproximou-se de um senhor e perguntou: Nossa, hoje é domingo, tudo está fechado e a igreja está lotada de gente; o que acontece? O senhorzinho todo piedoso respondeu: Uai, você não sabe? Hoje é Sexta Feira Santa, dia em que o Senhor Jesus morreu, e também hoje nós fazemos penitência. E você, não faz penitência? O jovem respondeu: Eu não acredito nessas coisas. Só acredito naquilo que vejo! E o senhor o disse: Bom, antes eu pensava assim também, mas depois que comecei usar óculos enxerguei verdadeiramente Deus. E você, não vai colocar o seu? O jovem disse: Pois eu não preciso de óculos! Retrucou o senhor: Bom, meu jovem, não se preocupa não, você ainda vai entender aquilo que os fariseus e muitos judeus não entenderam. Pois Jesus estava com eles visivelmente e eles não o enxergaram, mas só o viram no dia em que ele se revelou totalmente, morrendo numa cruz. Aproveita que hoje é dia dele, e não perca a oportunidade de acreditar nele.

O jovem percebeu a fé daquele senhor e resolveu usar os óculos, já que percebera que seu problema é falta de buscar Deus e de conhecê-lo por meio da Sagrada Escritura. A Bíblia é os óculos que nos faz enxergar Deus. Dizia meu professor na filosofia em Campinas, SP: É preciso ler o texto, para analisar o contexto e para, assim, evitar o pretexto. Julgar sem conhecer é tornar-se hipócrita. Que Maria nossa Mãe nos inspire em nossa missão. Amém!

Fr.Denis Francisco Rosa Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário