BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

15 de nov. de 2011

Jesus chorou por Jerusalém – Claudinei

"Jesus em Jerusalém: da alegria para o choro" – Claudinei M. Oliveira

                                      

Quinta - feira, 17 de Novembro de 2011.

                       

Evangelho  Lc  19,41-44

 

 

            O evangelista Lucas relata bem o que aconteceu com a cidade de Jerusalém para sua comunidade. Como não aceitaram a visita do Filho do Homem, entrincheiraram e o mataram, receberam  a maldição dos tempos: a cidade foi incendiada e destruída por volta dos anos 70 pelos romanos. 

 

            Por isso Jesus chora ao  avistar a cidade de Jerusalém.  Sabe Jesus que lá impera a lei dos poderosos  e que o povo não tem vez nem para falar. A vez dos pobres é ser obedientes e labutarem diariamente para enriquecer a classe manipuladora do poder.

 

            Quando Jesus pisa na cidade de Jerusalém a multidão de famintos e miseráveis pede socorro a fim de livrá-los da situação de penúria. O sinal da libertação está na figura e nas palavras de Jesus. Para os administradores da cidade e do templo, aquele homem que esboçava novos projetos e novas maneiras de ser deveria ser eliminado do seio de Jerusalém. 

 

            A visita de Jesus era a marca do juízo final. Era o seu julgamento. Eram colocadas a prova as idéias de libertação do Mestre. Tudo que Jesus tinha pronunciado como meio de chegar junto ao Pai, como meta a ser alcançada, nada adiantaria para aqueles que usavam o seu próprio poder.  A prática da justiça só poderia construir Reino da justiça; mas a prática da injustiça, como fizeram os administradores de Jerusalém, só poderia construir o Reino da injustiça. Entretanto, isto não era  a missão de Jesus.  Jesus veio para anunciar a Boa Nova para todos que consistia na igualdade e na partilha, sem a pretensão da individualidade; o que importa para Jesus é a coletividade, ou seja, a ajuda mútua.

 

            O lamento de Jesus  é por encontrar homens de corações de pedra, coração duro, incapaz de expressar sentimento de acolhimento. Por isso Jesus disse prevendo o que iria acontecer com este povo de coração duro: "Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, está escondido aos teus olhos! Dias virão em que os inimigos farão trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados. Esmagarão a ti e a teus filhos, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste o tempo em que foste visitada". Realmente aconteceu por volta de 70 de nossa Era quando os Romanos destruíram a cidade de Jerusalém e apossaram de seus pertences.

 

            Portanto, o recado é também deixado para nós cristãos: não adianta ser pretensioso e querer para si tudo que acredita ser conveniente, mas deixar de lado a arrogância e saber partilhar com os irmãos as coisas dadas gratuitamente por Deus.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário