BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

26 de nov. de 2011

Natanael conversa com Jesus- Claudinei

"Os pobres abraçaram a missão de Jesus" – Claudinei  M. Oliveira

 

Terça - feira,  29 de Novembro

Evangelho – Lc   10, 21-24

 

 

                No Evangelho de hoje encontramos um Jesus pregando o mistério da fé. Somente quem crê no Filho do Homem pode conhecer os princípios da justiça libertadora. Mas somente alguns poderão observar com os olhos do Espírito Santo porque entregaram-se de corpo e alma na proposta de Jesus. Enquanto não voltar-se para o Criador, dificilmente conhecerá o Reino preparado para todos.

 

                Jesus, voltou-se  para os céus e deu graças ao Pai por não revelar a aos sábios e inteligentes a presença do Reino, mas se quiserem conhecê-lo, primeiramente deverão  conhecer bem a missão do Filho que conhece o Pai para dar testemunho da fé e da transformação. Para os pequeninos Deus revelou a inteligência para assegurar a presença do Filho que deu a luz, abriu caminhos e salva. Eles de coração puro e aberto para acolher a mística do Reino, enxergam com nitidez a perfeição do bem-caminhar.

 

                Jesus tem afeição para os desfavorecidos. Sofreram muito para dar sustento à classe poderosa e não deram oportunidade para conquistar a liberdade. São homens e mulheres sedentos de libertação que não perdem tempo em buscá-la quanto à deixa para tal façanha. Sabem que são explorados, maltratados, chicoteados, mas não conseguem livrar-se dos predadores; permanecem nas mãos dos infelizes e não passam de bonecos de fantoches. Jesus tem piedade deste povo. São os únicos capazes de serem verdadeiros anunciadores do Evangelho. Eles compreendem bem a proposta de Jesus. Sabem aonde o Mestre quer chegar porque suas almas não estão  corroídas pelo poder. Entretanto, os sábios já estão com a vida ganha e não acreditam na vida nova para todos.

 

                Os sábios são os doutores da Lei, sacerdotes dos Templos e líderes que comandam a cidade. Na meta destes homens só aparece prestígios, ostentação, ganância e manipulação. São torpes com os pobres. Não tem receio de consumir o suor dos oprimidos. Alimentam-se da força motriz dos braços queimados do sol e do árduo trabalho no campo. Os sábios não precisam de "libertação", sabe por quê? Porque eles mesmos fazem a libertação. Vivem pregando a  Sagrada Escritura, mas adoram o satanás. O satanás é o mal-feitor, o roubo, a inveja, a prepotência e a alteridade. Estes sábios são impotentes diante da justiça divina. Eles não conseguirão enxergar o que os discípulos enxergaram. Seus olhos são vendados pelas atrocidades e pela severa injustiça.

 

                Assim, a fé passa pela conversão. É preciso ter a visão, o tato, a audição e o olfato do pobre. Somente através destes sentidos é que o caminho do bem poderá ser alcançado. Ninguém chegará perto do Pai, se não conhecer a vida árdua  destes homens pobres lutador. Para tanto, Jesus nasceu, cresceu e viveu na região mais pobre da Palestina. Jesus carregou no coração e no sangue as torpezas da vida de uma família que luta para sobreviver. Sabe muito bem que estes pobres têm o coração aberto para acolher, partilhar e serem amigos sem pedir nada em troca. Fazem tudo por amor e pela compaixão. Tem no âmago a bondade de servir por prazer.

 

                Portanto, Jesus confidência para seus discípulos que muitos profetas quiseram enxergar e ouvir como os discípulos, mas não conseguiram. Isto aconteceu porque não quiseram fazer parte do mutirão empenhado na construção do Reino para Todos, ou seja, não aceitaram serem pobres como os pobres.

 

                Que o cristão verdadeiro abrace as causas do homem pobre e reconheça a justiça divina, e que deseja vida plena para todos sem  limites, amém!.

Que Deus visite o seu lar através do menino Jesus e o encontre feliz. Abraços. Claudinei M. Oliveira.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário