Dia 29 de novembro Terça Feira
Evangelho Lucas 10, 21-24
Minha equipe de "Teólogos" da comunidade vieram me ajudar nessa reflexão, primeiro a Dona Rita, Feirante que madruga todos os dias, veio com uma pergunta provocadora para o nosso evangelista, nesta mesa redonda
___São Mateus, sou Feirante e não advogado, mas gostaria de saber porque o Pai escondeu essas coisas, que Jesus fala, dos Sábios e inteligentes? Então ele não se revela para todos?
___Em uma primeira olhada no texto parece que é isso mesmo, e a senhora tem toda razão, mas a pergunta deve ser outra:" O que levou Deus a esconder essas coisas dessa turma de sabichões? Veja bem Dona Rita, na verdade o Pai não escondeu nada de ninguém, acontece que, os sábios e inteligentes desse mundo, querem compreendê-lo com a lógica humana e isso é impossível....Por isso, se além da razão o homem não se servir do dom da Fé que o próprio Deus lhes concede, as coisas reveladas continuarão fora do alcance dos seus olhos..
___São Lucas, aqui é o Luizão, motorista de ônibus, então a gente não precisa e nem deve estudar, porque Deus se revela aos ignorantes que não têm inteligência nem sabedoria?
___Opa ! Sua interpretação está equivocada seu Luiz, o texto falou em "pequenos" não em ignorantes, o saber e o conhecimento humano é uma bênção de Deus, o problema aqui é outro....aí no Terceiro Milênio o Ser Humano evoluiu muito e julga-se senhor de todas as coisas, com o direito de fazer de sua vida o que bem quiser, eles evoluíram tanto que se sentem mais poderosos que Deus, se fecharam totalmente á sua graça santificante e operante, não admitem que a sabedoria do alto é mais valiosa e importante do que o conhecimento humano..
___Ah entendi, quer dizer que " se fazer pequeno" é ser sempre aberto á graça de Deus, reconhecendo que sem ele nada somos?
___Certo...Mas não é só isso, tem mais uma coisinha muito importante que nos faz pequenos e sempre receptivos á graça de Deus....
___Ah entendi....seria servir aos irmãos e irmãs, principalmente na comunidade!
___Isso mesmo, quanto mais servimos os outros, mais pequenos nos tornamos e mais vamos entendendo o nosso Deus que assim vai se revelando, porque ele foi o primeiro a se fazer pequeno. Nas minhas comunidades naquele tempo, e hoje aí no meio de vocês, há cristãos de nariz empinado, que só porque pensam que sabem alguma coisa, querem logo dominar os pequenos que nada sabem...Pois esses, dificilmente farão a experiência de Deus em Jesus Cristo, e com eles Deus não fica a vontade como no coração dos pequenos que servem os outros...
___Puxa São Lucas, que legal, acho que a minha equipe entendeu direitinho, ser pequeno não é não ter nada a dar, ao contrário, é ter tudo e dar o melhor de si, exatamente como Jesus fez.....
___ Isso mesmo, Jesus é pequeno e fala aos pequenos, de um jeito bem simples, sem rodeios e sem formalismo, no meu tempo a "Dotorzada" da Religião não queriam entender a Verdade que estava em Jesus, e nem poderiam entendê-la pois eram cheios de rodeios, formalismos e determinações, daí os simples, impuros, pecadores, rejeitados pela Religião oficial, o acolheu e experimentou algo novo que mudaria para sempre suas vidas.
___Bom São Lucas, aqui no terceiro milênio vivemos um mundo onde quem tem vez e voz são os poderosos, os grandes, os que conquistaram poder, fama, prestígio e sucesso. Que recado final o Senhor deixaria para nós?
___Que na comunidade não pode ser assim, os grandes devem se fazer pequenos para servir o outro e não ser servido. Quanto mais pequenos os cristãos se fizerem, mais irão compreender os mistérios que o Pai revelou em Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário