BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

29 de nov. de 2011

Construa sua casa sobre a rocha - Claudinei

"A prática da justiça" – Claudinei M. Oliveira

 

Quinta – feira, 01 de Dezembro

Evangelho -  Mt   7, 21.24-27

 

            Entre a teoria e prática existe uma lacuna quase intransponível. De um lado as belas reflexões dos ensinamentos de Jesus, do outro a falta da ação. No evangelho de hoje  Mateus fala diretamente para sua comunidade que além de rezar, agradecer e pedir; é necessário partir para a ação afim de concretizar aquilo que teorizou. Não basta dizer "Senhor, Senhor"; mas agir com justiça para consolidar o Reino de Deus na vida.

 

            As parábolas exemplificam bem a prática da justiça. O homem que construiu sua casa sobre a rocha firme enfrentou avarias de várias maneiras e permaneceu no lugar; enquanto que aquele que construiu a casa sobre areia não suportou a tempestade. Perdeu tudo. Isto ocorreu por descuido do construtor que não verificou a base para sustentar a casa. Todavia, muita oração sem fé não leva ao encontro com Deus porque não acredita na proposta digna do Filho do Homem. Não tem base sólida capaz de segurar os turbilhões de água  voraz sobre a cabeça. Despenca com facilidade.

 

            Falar do Reino de Deus que liberta e ama todos com dedicação é simples porque o homem tem facilidade de criar no imaginário mundo acolhedor. Enquanto pensa numa vida além da realidade junto ao Criador, presenciando o mistério  vivificador das almas, o momento presente torna-se ausente. Não se tem cumplicidade com a realidade. Ou seja, está vivendo por necessidade de um período no aguardo  da chamada para vida eterna. Entretanto,  o Reino deve ser construído aqui na terra enquanto labuta-se para conquistar a confiança de Deus.

 

            Basta olhar pela janela para observar o quanto a  ação é fundamental. São muitas as pessoas necessitando de ajuda em todos os sentidos: seja de consolo, carinho, comida ou frio. A ação que Jesus fala no Evangelho é ir ao encontro destes filhos de Deus que tanto precisa da ajuda. Enquanto reza-se em quatro paredes milhares de pessoas necessitam de mão amiga e solidária. Pessoas morrem nas ruas por não ter um teto para descansar, marginalizam-se nas avenidas por falta de oportunidade no sistema imperante do capital que exclui, assola e destrói por capricho de alguns, padecem nas sarjetas dos presídios por  burlar a lei criada para atender uma classe social arrogante. Não tem como ficar de joelho rezando enquanto irmãos gritam por socorro.

 

            Caso vai ao encontro destes irmãos abandonados, faz a escolha certa, edificou o plano de fé numa rocha firme, tem base sólida e acredita na missão de levar vida para todos. Contudo, caso permaneceu no comodismo e nada fez para mudar a situação dos irmãos necessitados, de certa forma, acovardou-se diante da gratuidade de Deus, edificou no vazio e no caos o plano de fé. A tempestade levará para o fundo do mar por não observar corretamente o princípio do amor e dedicação com o ser humano.

 

            Portanto, a prática da justiça requer entrega, dedicação e superação. A tentação não permitirá que a justiça se concretize, lutará com unhas e dentes para esmorecer o lutador. Porém, com o desejo de reconhece a verdadeira missão de Jesus enfrentará o encardido e vencerá, pois acreditou que a força do Espírito  é forte e assegura a vontade da transformação. Que este Deus lutador motive cada cristão em ser um construtor voraz do Reino da justiça e anime ainda mais na disseminação de sua proposta de libertação. Amém.

Renove sua fé no Cristo Ressuscitado. Claudinei M. Oliveira.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário