"SENHOR, EU NÃO SOU DIGNO DE QUE ENTRES EM MINHA CASA". Olívia Coutinho
28 de novembro de 2011
Evangelho de Mt 8,5-11
Já estamos vivendo o tempo do advento! Tempo de preparação para o Santo Natal, que deve ser marcado pelo desejo de conversão de vida, algo imprescindível para quem deseja fazer do seu coração uma manjedoura para acolher Jesus!
O nosso coração se enche de esperança na preparação para esta grande festa, a festa de todos!
É um tempo de profunda espiritualidade, tempo por excelência para refletirmos e contemplarmos este precioso presente de Deus para a humanidade: Jesus!
Tempo de nascimento e renascimento, que nos traz a confiança de que novos horizontes são possíveis de serem atingidos, quando caminhamos na certeza de que Jesus nasce e renasce em nossos corações a cada vez que O enxergamos na pessoa do irmão!
Neste tempo de espera, o nosso coração se rejubila torna maleável, aberto para acolher a Luz Maior, Luz que vem reacender em nossos corações a chama da esperança! Esperança que transcende as nossas necessidades materiais, que inclui uma visão de mundo, onde ainda é possível haver, justiça, paz amor, valores que mantém o equilíbrio da vida, sustentado pela relação entre o humano e o divino!
A expectativa de um novo tempo nos desinstala, nos transporta para dentro de nós mesmos, ao encontro da paz deixada por Jesus, paz, que nem sempre vivenciamos interiormente, por estarmos muito voltado para o externo!
Deixemo-nos tocar e nos envolver pelo advento do senhor, redescobrindo a alegria, o sentido da fé e do viver segundo a vontade de Deus!
Que neste tempo de preparação para o Natal, o nosso coração seja inundado por um amor que liberta, que nos torna flexíveis, dóceis, a ponto de nos transformar em fonte do amor de Jesus no mundo!
Precisamos a todo instante nos abastecer na fé, pois a fé é o pilar que nos sustenta e nos torna suporte na vida do outro!
A presença de Jesus no meio dos homens, significa a chegada de um tempo novo, em que se cumprem todas as profecias do Antigo Testamento. Os sinais de libertação realizados por Jesus, confirmam essas profecias.
O evangelho de hoje, nos mostra um belíssimo testemunho de fé! Um pagão, movido pela confiança na ação libertadora de Jesus, recebe a cura do seu empregado!
O texto nos desperta para três virtudes que devem nortear a nossa vida: FÉ, CARIDADE FRATERNA, E HUMILDADE.
O soldado romano demonstra sua fé, ao acreditar na cura do seu empregado, somente com as palavras de Jesus, dá testemunho de caridade fraterna, ao interceder em favor do seu servo e da sua humildade ao reconhecer indigno de receber Jesus em sua casa!
Não é pela religião que se dá testemunho da fé e sim, pela confiança no poder de Jesus!
É importante lembrarmos que a fé é um dom de Deus e esse dom, é sinal do seu imenso amor!
Cabe a cada um de nós, abraçar esta fé, reconhecendo nossas fragilidades, nos colocando por inteiros nos braços do Pai, na certeza de que Nele está a nossa segurança, pois o nosso Deus é O Deus da vida!
"Ter fé, é ter a certeza de que somos amados e conhecidos intimamente por Deus! É vencer desafios, caminhando como se visse o invisível!
Nenhum comentário:
Postar um comentário