"Perseguições e sofrimento" – Claudinei M. Oliveira
Quarta – Feira 23 de Novembro
Evangelho - Lc 21, 12-19
Todos odiarão vocês por serem meus seguidores. Mas nem um fio de cabelo de vocês será perdido. Fiquem firmes, pois assim vocês serão salvos. A perseguição passará a fazer parte da vida do cristão, muitos tentaram calar a voz da justiça, mas continue firme na verdade do Santo Evangelho, pois a salvação não tardará para aqueles que lutam contra o mal.
O testemunho da verdade é anunciar o Reino de Deus. Jesus pregava no Templo para os seguidores de que nada se justifica para aqueles que não aceitaram a proposta do Reino. O mundo pertence a Deus e os preceitos da bondade deverão ser seguidos para quem quiser conquistar a salvação. Porém, aqueles cristãos que abraçaram a causa do Senhor passarão por provações. Até seus parentes poderão denunciá-los. Mas não desanimem! O caminho para o céu não é tão fácil para ser superado, todavia, com dedicação nada poderá deter-se; basta ter o bom senso e acreditar na proclamação da mensagem da Divina Providência para discernir corretamente.
A preocupação dos seguidores de Jerusalém e dos homens poderosos da cidade era com o fim do mundo, ou seja, quando irá acontecer o grande dia? Qual seria o sinal indicativo para o povo se preparar? O que deveria fazer para estar em dias com o Senhor? Jesus responde tranquilamente: basta praticar a justiça. Basta ser honesto, fazer as coisas retamente, ser um cristão autêntico, capaz de anunciar a mensagem da libertação para todos. Caso contrário, muitas dificuldades deverão passar para conquistar a confiança do Senhor.
O alerta de Jesus é bem claro: para o cristão corajoso o anúncio do Reino custará caro, pois será perseguido e levado ao Tribunal dos homens para intimidá-lo. A maior prova para os céticos aconteceu com o próprio Jesus. Foi levado ao Tribunal dos homens e condenado a morte. Pensaram os homens inteligentes e poderosos que assim ficariam livres do intruso.
Hoje, já se passaram mais de vinte séculos da máxima de Jesus (para o cristão corajoso o anúncio do Reino custará caro, pois será perseguido e levado ao Tribunal dos homens para intimidá-lo), e tudo continua do mesmo jeito. O Reino está ai para ser construído e muitos missionários, leigos e cristãos comprometidos com o anúncio da Verdade, são tombados, calados e ameaçados de morte. Os fariseus e os poderosos de nossa época não aceitam os caminhos da justiça. Para estes, a justiça deverá ser feita pelos homens da terra, ou seja, a lei maior, os norteadores de caminhos, deverá ser traçada pelos dominadores. A lei divina não passa de ilusão e crendice de um povo que não tem o que fazer.
Que pena! Quantas blasfêmias! Quantas injustiças com o Filho do Senhor! Quanta falta de respeito com o Criador! Será que não tem sentimento para compreender que o mundo, a vida são dádivas de Deus? Será que não consegue voltar para o livro Sagrado e ler com os olhos do Espírito Santo? Por que ser tão arrogante com o Deus Libertador?
Assim que se constrói o Reino do Senhor: através do sofrimento e das perseguições. Como Jesus deu o primeiro passo, nos ensinou a fazer as coisas retamente, cabe a nós dar o exemplo, pois, Ele mesmo disse: lhes darei palavras e sabedoria que os seus inimigos não poderão resistir, nem negar. Quem confiar em Deus e lutar bravamente, o encardido não terá forças para derrubá-lo, porque estará ao seu lado o Deus misericordioso. Confie Nele e serás feliz. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário