BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

13 de nov. de 2011

“HOJE EU QUERO FICAR NA TUA CASA”. Olívia Coutinho

 

Dia 15/11/2011

 

Evangelho De Lc,19,1-10

Quantas vezes fazemos questão de dizer, que somes seguidores de Jesus, quando na prática, agimos de forma contrária a Dele!  Estamos sempre numa atitude de juiz, condenando o nosso irmão, sem dar a ele uma oportunidade de rever a sua vida, de experimentar uma vida nova!

Muitas vezes, ao invés de tornamos pontes para o retorno daqueles que se enveredaram pelos caminhos contrários a vontade de Deus, contribuímos para que eles se percam cada vez mais. É sinal de que ainda não aprendemos a ter um coração misericordioso, semelhante ao coração de Jesus!

Um verdadeiro seguidor de Jesus, nunca vê o outro como caso perdido, como alguém irrecuperável.  

 A divisão, entre o bem e o mal, vista claramente por nós, não faz sentido para Jesus, para Ele, estar em pecado, é estar doente e o que um  doente necessita, não é de um juiz e sim de um médico, uma vez curada sua doença, a pessoa se torna  íntegra!  

Deus tem um projeto de vida plena oferecida gratuitamente a toda a humanidade: a salvação!

A salvação é graça de Deus, não é algo que se poder exigir, ou se achar digno dela.

O que Deus nos pede é que tenhamos um coração largo para amar, um olhar de misericórdia para com aqueles que só precisam de se sentir amados para mudar de vida!

Jesus, nos mostra isto claramente no evangelho de hoje, ao acolher Zaqueu, um homem de vida errante, que ainda não havia experimentado uma vida pautada nos valores do reino!

Ao ser convidado pelo nome a descer da arvore, para um encontro com Jesus, ele se rende a essa  força  irresistível do amor, que é capaz de transformar vidas!

Zaqueu, era possuidor de uma riqueza ilícita, era chefe dos cobradores de imposto, explorava o povo, por isto era excluído e hostilizado por todos.

Mesmo parecendo ter tudo, Zaqueu deixa transparecer que não era uma pessoa realizada, tudo nos leva a crer que ele buscava algo, do contrário,  jamais  se expunha tanto, ao subir numa arvore para ver quem era Aquele  homem que arrastava multidões!

Ele não conhecia Jesus, mas sentiu-se atraído por Ele, certamente, já tinha ouvido falar Dele, já sabia que se tratava de alguém muito especial, que realizava prodígios, que acolhia a todos  que curava os doentes! 

Impulsionado pela multidão que cercava Jesus, Zaqueu vence todos os obstáculos para se aproximar Dele, sem se importar de se tornar alvo de críticas para o povo. Subir na arvore era o único meio dele não perder aquela oportunidade de conhecer Jesus.

O encontro de Zaqueu, com Jesus, foi transformador, mudou radicalmente a sua vida!

Daquele dia em diante, sentindo-se amado, ele passou a ver a vida de um jeito novo, diferente da visão de antes, descobriu que só  em Jesus, está  o verdadeiro sentido a vida! Completamente transformado, ele abandona sua vida errante, repara todos os seus erros e se entrega ao amor de Jesus!

Assim com Jesus chamou Zaqueu pelo nome, convidando-o a descer da arvore, hoje também Ele nos chama pelo nome, nos convida a descer do pedestal que muitas vezes projetamos para  nós mesmo, para um encontro pessoal com Ele.

Todos são chamados a fazer parte do reino de Deus, enganamos, quando pensamos que o convite seja feito só para os bons, os  que já estão  cumprindo os mandamentos de Deus!O  chamado de Deus é extensivo a todos, sem nenhuma distinção, Ele chama bons e maus, para Ele o que vale mesmo é a resposta que se dá ao Seu chamado!

No coração daquele, que aceita o chamado de Jesus, já houve transformação, pois ninguém aceita o seu chamado, sem estar disposto a mudar!

 

Olívia Coutinho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário