BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

16 de nov. de 2011

Jesus cura o leproso – Sal


Dia: 07/01/2012


Lc 5,12-16

E
 o leproso se ajoelhou diante de Jesus, encostou o rosto no chão e pediu: 
- Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser!

Veja que bela demonstração de humildade e de grande fé! Muitas vezes participamos de celebrações, as quais são  lidas apenas com os lábios, como disse Jesus: "Essas pessoas me louvam com os lábios"... Celebrações feitas até  com atitudes de certa arrogância, palavras ditas com os lábios e não com a devida humildade e devoção, tão necessárias à nossa conversão. A nossa atitude na hora da oração deve ser de concentração, piedade, humildade e de muita, mais muita fé e confiança em Deus.

Outro dia presenciei uma senhora que cantava e rezava ao mesmo tempo. Ela era participante de outro grupo de canto, e sua atitude ao cantar nos elevava a Deus, nos levava ao contato ou ao encontro com Deus, de forma a sentir aquele arrepio maravilhoso. Ela fechava os olhos, fazia gestos, balançava levemente seu corpo, ao cantar para Deus e para a nossa conversão.  A outra do seu lado também fazia quase a mesma coisa. Mas ela realmente não somente cantava como rezava a Deus.

Não pude deixar de me dirigir àquela devota mulher cantante no final da missa, para um sincero elogio, e pedir a ela que  continuasse a ser sempre assim. Não só cantar, mas também orar ao mesmo tempo. Coisas desse tipo nós temos que estimular.

" Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: - Sim! Eu quero. Você está curado."   Nossas orações são atendidas quando feitas com fé e devoção. E não apenas com os lábios, com certa arrogância, e distração. "Ame a Deus com toda a sua força..."  Não é preciso gritar. Apenas concentrar-se, fechando os olhos de preferência, e falar com Deus do fundo do coração, como costumamos dizer, quando falamos ou expressamos algo com toda sinceridade, com muita convicção...

Que nossas orações não sejam feitas como se lê uma poesia, ou uma recitação de um trecho escrito. Mas que sejam algo que nos vem de dentro.. do fundo da nossa alma, com todo o nosso ser, como aquela santa cantora que cantava e rezava para a glória de Deus e para a conversão dos que a viam. Faça o mesmo quando estiver cantando, rezando, em casa ou em público.

 Celebrante. Celebre não somente com a boca, mas com todo o seu ser. Demonstre fé e devoção nas suas palavras, pois os que olham para você, esperam isso. Esperam poder confiar que você realmente acredita no que está dizendo, no que está falando. As pessoas que participam da Santa Missa se santificam também pela atitude solene e santa do celebrante. Amém.

  Sal.


=====================================================


Leitura Orante
 

Saudação 
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
 
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
 
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
 
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
 
Preparo-me para a Leitura, rezando e colocando-me na presença de Deus:
 
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
 
Oferecimento do dia
 
Adoro-vos, meu Deus, amo-vos de todo o meu coração.
 
Agradeço-vos porque me criastes, me fizestes cristão, me conservastes a vida e a saúde.
 
Ofereço-vos o meu dia: que todas as minhas ações correspondam à vossa vontade.
 
E que faça tudo para a vossa glória e a paz das pessoas.
 
Livrai-me do pecado, do perigo e de todo o mal.
 
Que a vossa graça, benção, luz e presença permaneçam sempre comigo
 
e com todos aqueles que eu amo. Amém.
 
(Orações da Família Paulina)
 
1. Leitura (Verdade)
 
O que diz o texto do dia? Leio na Bíblia, atentamente, o texto: Lc 5,12-16.
 
O leproso era marginalizado, excluído da vida social.
 
Na cultura hebraica, considerava-se como lepra diversas afecções da pele, bem como o bolor que se manifestasse em roupas ou paredes. A prescrição era a exclusão do "considerado" leproso do convívio social. Ele devia usar vestes rasgadas e ter os cabelos desalinhados, viver fora da cidade e prevenir quem se aproximasse com gritos: "Impuro! Impuro!". Mais do que a própria doença, o leproso sofria a exclusão social. Era considerado religiosamente impuro e pecador. Quem o tocasse se tornaria também impuro. A reintegração do leproso, após sua cura, era feita diante do sacerdote, por meio de ofertas. Jesus, com sua prática libertadora e de vida, acolhe este homem que se prostra diante dele,até colocando o rosto no chão, tocando-o, livrando-o da doença e da exclusão. A acolhida e a cura do excluído restituiu-lhe a dignidade, integrando-o na sociedade.
 
2. Meditação (Caminho)
 
O que o texto diz para mim, hoje? Qual palavra mais me toca o coração?
 
Entro em diálogo com o texto. Reflito e atualizo. O que o texto me diz no momento?
 
Os bispos na Conferência de Aparecida, nos ajudaram a reavivar a nossa fé da presença de Deus que está presente e atuante também na nossa história.. Disseram: "Anunciamos a nossos povos que Deus nos ama, que sua existência não é uma ameaça para o homem, que Ele está perto com o poder salvador e libertador de seu Reino, que Ele nos acompanha na tribulação, que alenta incessantemente nossa esperança em meio a todas as provas. Os cristãos são portadores de boas novas para a humanidade, não profetas de desventuras".(DAp 29).
 
3.Oração (Vida)O que o texto me leva a dizer a Deus?
 
Rezo com o bem-aventurado Alberione:
 
Jesus Mestre,
 
Faze-nos crescer no teu amor,
 
para que sejamos, como o apóstolo Paulo
 
testemunhas vivas do teu Evangelho.
 
Com Maria,
 
Mãe Mestra e Rainha dos Apóstolos,
 
guardaremos tua Palavra,
 
meditando-a no coração.
 
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós.
 
4.Contemplação (Vida e Missão)
 
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
 
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou demonstrar pela vida que o amor de Deus está presente e atuante na nossa história.
 
Bênção
 
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
 

Irmã Patrícia Silva, fsp
 
Obs.: Se você quiser receber em seu endereço eletrônico o Evangelho do Dia, acesse o seguinte endereço e preencha o formulário de cadastro -http://www.paulinas.org.br/loja/CentralUsuarioLogin.aspx

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário