Dia 13 de setembro
Prezados irmãos, prezadas irmãs. Paulo eu sua Carta a Timóteo 3,1-13
Nos fala sob a inspiração do Espírito Santo, o como devem ser os ministros da Igreja de Jesus Cristo.
Assim, o Espírito de Deus falou através desse gigante da nossa Igreja, informando-nos que todos os que exercem seus trabalhos juntos ao altar, e nas dependências da paróquia, ou do templo em si, devem ser pessoas inquestionáveis e irrepreensíveis, os homens sendo marido de uma só mulher, sóbrios, prudentes, modestos, hospitaleiros, capazes de ensinar com toda boa vontade a todos os demais que precisam aprender com a sua experiência. Assim como não devem ser dados com exagero a bebida, não sendo como os assíduos freqüentadores de bares, aliados aos grupos constantes dos "alterocopistas", nem violentos, mas, pelo contrário, condescendentes, pacíficos, desinteressados.
O operário da casa de Deus deve saber governar bem sua própria casa, educar os filhos na obediência e castidade, pois, quem não sabe governar a própria casa, como governará a Igreja de Deus?
Assim também, o leigo consagrado não pode ser um recém-convertido para não acontecer que, ofuscado pela vaidade, venha a cair na mesma condenação ofertada pelo demônio. Importa também que gozem de boa consideração ou reputação, da parte dos irmãos de fora para que não se exponha à infâmia e não caia nas armadilhas do diabo.
Estas são as recomendações do Espírito de Deus referentes aos nossos diáconos os quais devem ser pessoas de respeito, homens de palavra, não inclinados à bebida, nem a lucro vergonhoso. E com isso entendemos que não estão totalmente proibidos de beber para se alegrar de vez em quando, mais sim que não devem embebedar-se constantemente, pois carregam consigo uma grande e importante missão, diante do Reino de Deus.
Os nossos diáconos assim como os demais ministros, devem possuir o mistério da fé junto com uma consciência limpa, acompanhada de bons exemplos, os quais falam mais que bonitas palavras.
Por isso é bom que antes de receber o cargo sejam examinados; e se forem considerados dignos, poderão exercer o ministério, para o bom nome da nossa Igreja.
Que os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e que saibam dirigir bem os seus filhos e a sua própria casa. Pois os que exercem bem o diaconato, recebem uma posição de estima diante da comunidade, e muita liberdade para falar da fé em Cristo Jesus. E é exatamente a pureza da vida particular de todos os operários do Reino, que lhes dá a autoridade para anunciar a palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo. Sem isso, pelo contrário, estarão semeando o escândalo, a vergonha e a ignomínia.
É por isso que também as mulheres envolvidas nas pastorais, como: a liturgia, a catequese, etc, devem ser pessoas íntegras, honradas, sem difamação mas sóbrias e fiéis à causa do Reino em tudo.
Que Jesus nos ajude a ser tudo isso e mais um pouco, para a glória de Deus Pai e para a nossa salvação. Amém.
Sal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário