08 de Agosto de 2011
EvangelhoMateus 17, 22-27
Este evangelho apresenta-nos uma questão muito séria, a Igreja de Cristo, que é Sinal e Sacramento do Reino de Deus, deve ser submissa ao Estado? O pagamento de imposto Como a própria palavra já diz, é Imposto, e sinaliza uma total submissão por parte de quem o paga.
O apóstolo Pedro, que juntamente com os demais, já estava bem aflito com o anúncio da paixão, que Jesus tinha feito no caminho para a Galiléia, não quis saber de brincadeira, quando chegaram a Cafarnaum e um cobrador de impostos lhe perguntou se o Mestre pagava imposto, imediatamente respondeu que sim, ou seja, ele está dizendo com isso, que o Mestre e todo o grupo estava submisso ao Poder Imperial.
O Sistema político – social e econômico, dita suas normas, e aqui não falamos de impostos, mas de princípios de vida, e a gente, como vaquinha der presépio vai dizendo "Amém". Pedro não queria que o Poder visse em Jesus um inimigo, alguém que pensava contrário, por isso respondeu de imediato que o Mestre pagava imposto.
Jesus pouco depois faz-lhe uma pergunta provocadora:" De quem os Reis da terra recebem impostos, dos Filhos ou dos estrangeiros?". Com isso ele quer mostrar a sua total liberdade em relação ao Poder, o Filho está submisso ao Pai e a ninguém mais, e sendo Filho, não precisa pagar nenhum tipo de tributo ou imposto, pois Deus nos ama gratuitamente e nada nos impõe.
E para mostrar que realmente todas as coisas estão submissas ao Pai, manda Pedro ir pescar, e o primeiro peixe fisgado terá na boca uma moeda suficiente para pagar o imposto de Jesus e de Pedro também. Peixe era o sinal com que os cristãos se saudavamalgo como um código secreto entre eles, principalmente no tempo das perseguições. A igreja não pode estar sob a tutela do estado como aconteceu após o século IV quando Roma declarou o Cristianismo como a Religião Oficial do Império, a quem esteve atrelada por todo o período chamado de Cristandade. O evangelho deixa claro que os interesses dos Poderosos que governam uma Nação, nunca irá coincidir com os princípios cristãos, o anúncio da paixão, no primeiro versículo mostra isso. O Estado é Laico, mas isso não dá a essa Instituição a Soberania nos assuntos que dizem respeito a Vida Humana, alguém tem que "Botar a Boca no trombone" com voz firme e profética, essa missão compete á Igreja e aos cristãos....
Nenhum comentário:
Postar um comentário