02 de Agosto de 2011
Evangelho Mt 15,1-2.10-14
Estamos iniciando o mês vocacional, tempo propício para refletirmos sobre a importância da nossa vocação!
A primeira vocação é para a vida! E a resposta ao chamado a vida, é um compromisso sagrado para quem a considera um dom de Deus, confiado aos cuidados humanos!
Fomos criados por amor e para o amor! Plantados por Deus aqui na terra, para produzir frutos de bondade, de justiça e de solidariedade!
Não faz sentido vivermos só de aparências, mostrando o que na verdade não somos!
O nosso amor a Deus deve ser concreto, transparente, não se ama só de aparências! Enganar as pessoas pode até ser fácil, mas a Deus, ninguém engana! Ele nos conhece por dentro, vê as intenções que trazemos em nossos corações!
Num coração humano que busca o divino, não pode haver espaço para o que é impuro!
São as impurezas do mundo, que muitas vezes nós aceitamos, é que nos torna cegos e nos distancia do amor de Deus!
Deus nos convoca a fazer algo neste mundo! Ele nos chama dentro da nossa realidade, não nos pede nada que foge ao nosso alcance! Por isto, devemos estar sempre com o nosso coração limpo, disponível para acolher este chamado e na transparência do seu amor, chegaremos aos corações daqueles que ainda não fizeram a experiência de uma vida voltada para os verdadeiros valores!
No evangelho de hoje, os fariseus e mestres da lei, questionaram Jesus o porquê que os seus discípulos não lavavam as mãos antes das refeições. Não era uma preocupação com a questão higiênica e sim, com o não cumprimento das tradições antigas, que na verdade, não edificava vidas! A intenção deles era descobrir se na formação dada por Jesus a seus discípulos, Ele os incitava a não observância da Lei.
Fechados numa mentalidade arcaica, egoística, os fariseus eram incapazes de cultivar o amor, a misericórdia em seus corações!
Jesus é muito claro ao dizer: "Não é o que entra pela boca que torna o homem impuro, mas o que sai da boca, isso é que torna o homem impuro".
É o mal que sai do coração que provoca desordem, e prejudica a vida do homem!
Quem aproximava de Jesus com o intuito de desmascará-lo, acabava sendo desmascarado por Ele! Pois Jesus usava uma linguagem simples, a linguagem do amor, que desarmava qualquer adversário.
Jesus hoje nos alerta para não ficarmos presos em tradições antigos, insignificantes diante da grandeza dos valores que geram vida!
A lei maior que deve reger o nosso coração é a lei do amor!
Temos que ter o cuidado para não tornarmos causa de tristeza para Jesus!
Quantas vezes, dizemos nas nossas orações que O amamos, que queremos segui-Lo, mas na prática, estamos distante Dele! Ao invés de estarmos buscando um entendimento melhor dos seus ensinamentos, estamos criticando, procurando falhas nas atitudes dos outros! Isso é sinal de que ainda não crescemos na fé, que não entendemos a mensagem de Jesus!
Muitas vezes condenamos as atitudes dos fariseus, mas será que não estamos tendo atitudes semelhantes as deles?
Precisamos retirar a trave dos nossos olhos, para reconhecer as nossas imperfeições e procurar corrigi-las!
São felizes os puros de coração, porque deles, é que brotam os frutos de bondade tão desejados por Deus!
Olívia Coutinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário