Bom dia!
Engraçado! Dias atrás falávamos de sementes que lançamos e hoje temos a parábola do semeador, portanto buscaremos subsídios na conversa que tivemos naquele dia. Deus é muito providente!
"(…) O dia nasce e com ele uma gama enorme de decisões a serem tomadas. Cada decisão é uma semente que vai ao solo. Boas ou ruins, certas ou erradas, o solo, a vida, as oportunidades e a sorte a regarão. Não há privilégios perante Deus, portanto as sementes lançadas foram frutos do nosso entender, das nossas escolhas. Algumas pessoas acabam fazendo melhores que as nossas e o terreno arado pelo suor e pela sorte acaba as fazendo prosperar". (trecho da reflexão do evangelho de dias atrás)
O semeador insiste a cada dia a nos semear de oportunidades lançadas sobre nossas vidas como bênçãos, o que muda é como as recebemos e o que faremos com ela. Mesmo que o solo não tivesse pedras ou espinhos e fossemos a mesma terra preta ainda sim, o nascer da semente iria depender de como usamos a terra.
Viajando pelo interior de Mato Grosso é possível ver longas faixas de terra plantadas e outras já "descansando" para o próximo plantio. Engraçado é a forma que cada um opta para fazer aterra descansar.
Alguns plantam outro tipo de produto, outros reviram a terra com nutrientes e ainda existem aqueles que precisam ficar um tempo sem nada ser plantado para voltar a ter uma terra apta ao plantio. Qual seria a melhor forma de cuidar da minha terra pra que ela voltasse a dar frutos? "(…) Mas as sementes que caíram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um".
Tem gente que passa anos numa pastoral, na mesma função, fazendo a mesma coisa… Talvez Deus a tenha chamado para isso, mas será que Ele já não estendeu esse convite a ir além? E qual seria a hora de revirar a terra? Conheço pessoas que seus testemunhos são os mesmos desde que eu era adolescente, será que não há nada de novo para ser contado ou a terra já passou precisa de um descanso?
"(…) A uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo. Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores". (Efésios 4, 11-14)
Nem todos precisam parar, mas todos nós precisamos de tempos em tempos revirar a terra, enche-las de nutrientes e de ar; plantar coisas diferentes, para que a semente sempre encontre uma terra boa. Voltar a estudar, um novo emprego, desenhar novos sonhos se fazem necessários a TODOS. Quando digo que não preciso mais disso ou daquilo, ou "escolhos" encontros, pois "já sei o que será dado" é um sinal singelo que parei de acreditar que a Palavra de Deus é sempre nova.
Uma conhecida "bateu o pé" por anos dizendo que não precisaria fazer faculdade pra fazer o que ela faz. Ano após ano sofre atrás de empregos melhores cujos donos pensam bem diferente dela e querem gente capacitada. A semente é lançada como um TALENTO que precisamos fazer render e não somente enterrá-lo.
"(…) A um deu cinco talentos; a outro, dois; e a outro, um, segundo a capacidade de cada um. Depois partiu. Logo em seguida, o que recebeu cinco talentos negociou com eles; fê-los produzir, e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebeu dois, ganhou outros dois. Mas, o que recebeu apenas um, foi cavar a terra e escondeu o dinheiro de seu senhor". (Mateus 25, 15-18)
O semeador saiu novamente para semear
Um imenso abraço fraterno
Nenhum comentário:
Postar um comentário