BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

22 de jul. de 2011

A Diakonia do Serviço - Diac. José da Cruz


10 de Agosto

João 12, 24 – 26

     Sou um tanto suspeito para elaborar essa reflexão, pois hoje é dia de São Lourenço, Patrono de todos os Diáconos, portanto, vou falar do Ministério que Deus me confiou, apesar da minha pequenez e insignificância.  Em uma paróquia, ser Diácono acaba dando um certo "Status", afinal, depois do Padre, o Diácono é o "Cara", pode intrometer-se em tudo e ninguém pode lhe dar ordens a não ser o Padre. Eis aí o primeiro perigo no campo da Diakonia.

Na Igreja Matriz, presidir Batizados e Casamentos éalgo que atrai muitos candidatos ao Diaconato, estar paramentado com a Dalmática, ao lado do sacerdote ou do Bispo, em uma grande celebração, deixa o Diácono todo vaidoso e cheio de si. Por conta disso, o Diácono é tentado a impor a sua autoridade, que de fato ele tem como cita um cânone, mas é uma autoridade discreta. Que gostoso e delicioso dizer de boca cheia "Não sou leigo, sou membro do clero". Quem se deixa levar por esses pensamentos torpes e medíocres, e em seu ministério tomar certas atitudes para exaltar a sua autoridade e poder, não honra o Sacramento da Ordem que recebeu.

Diácono é um Servidor, Diakonia é Serviço, quem serve é menos importante do que aquele que é servido. Certo pregador ousado e corajoso, disse certa ocasião no Retiro dos Diáconos "É preciso desencostar o umbigo do altar para ir servir os Piolhentos das favelas". Deixo nessa reflexão a sincera homenagem a todos os Diáconos Permanentes, que revestidos desse Espírito de Serviço, com grande humildade imitam o Cristo Servidor, como Jesus ensina nesse evangelho. Quem serve com humildade, dizendo sempre Não ao status do ministério, compreendeu as palavras do Senhor "Quem odeia a sua vida neste mundo, irá conservá-la para a Vida Eterna" . Odiar a vida significa exatamente romper com qualquer princípio humano, que faça do Diaconato um Poder a mais, dentro da Instituição.  Tem muito leigo dedicando-se com amor e alegria ao verdadeiro diaconato, o Dia de Hoje é também voltado para esses. Quanto a nós Diáconos Ordenados, só nos resta concluir com essa oração "Que Jesus, Manso e humilde de coração, o Diácono do Pai, faça o coração de todos nós, semelhantes ao Dele, e que todos nós Diáconos tenhamos como objetivo em nosso trabalho, guardar e proteger o tesouro descoberto por São Lourenço, que é a pessoa do pobre. Servir os pobres e os pequenos em tudo o que for possível, é conservar esse Tesouro.

São Lourenço Rogai por todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário