BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

25 de jul. de 2011

Os Donos da Verdade... - Jose da Cruz

20 de Agosto

Evangelho Mateus 23, 1-12

                                             

Somente os Fariseus era os interpretadores oficiais da Lei e dos Profetas, dá para imaginar o que eles faziam, com certeza legislavam em favor próprio. Amenizavam e abrandavam certas leis duras e rigorosas, quando a aplicavam a si mesmo, mas a tornavam ainda mais rígida e dura, quando a aplicavam para os outros, para a Ralé que não tinha o conhecimento que eles tinham sobre a Lei. Mais ou menos a mesma história dos nossos ilustres legisladores, sejam eles em nível municipal, estadual ou Federal, quando utilizam da legislação para favorecerem-se com todo tipo de privilégios e ganhos econômicos. É realmente uma tremenda Vergonha!

Jesus não contradiz o que eles ensinam, e até pede aos discípulos para que levem em conta seus ensinamentos, masa ostentação religiosa, pousando de exemplares religiosos, era irritante.

Tenho apreendido na minha vida, tanto na vida em comunidade, como na Vida Profissional, onde trabalhei 35 anos, algo que sempre se diz por aí, e que é a mais pura verdade "Por trás de todo grande Moralista, há sempre um grande Vigarista". Infelizmente isso é verdade.

Os Fariseus pousavam de "bonzinhos",religiosos modelo, exemplos a serem seguidos por todos, ocupavam cargos importantes na comunidade, e tinham muito poder e prestígio, no fundo eram grandes egoístas porque só pensavam em seus interesses, e na comunidade queriam ser servidos, por serem tão importantes.

Bom, o Farisaísmo é um mal bem antigo em nossas comunidades, ele nunca vai deixar de existir infelizmente, e esse mal afeta tanto leigos como membros do clero, ninguém escapa desse pecado, é preciso tomar muito cuidado. Jesus ensina, no final do evangelho, que o melhor remédio é ter um só Mestre e Senhor, um Mestre que não se impõe, mas propõe, um Mestre que não se inclina humildemente aos pés dos discípulos, confirmando que veio para servir e não para ser servido. Aprendamos todos com Ele e eliminemos de vez, todo e qualquer farisaísmo, que tanto atrapalha a vida de nossas comunidades....

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário