BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

16 de jul. de 2011

Produziram à base de cem frutos por semente. – Missionários Claretianos


Quarta-feira, 20 de julho de 2011

16ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Santo Apolinário, Bispo e Mártir (Memória facultativa); Aurélio de Cartago (bispo), Elias (profeta bíblico do Antigo Testamento), Etelvina de Winchester (viúva), José Barsabas, o Justo (provavelmente foi um dos 72 discípulos de Jesus, citado em At 1, 23-26), Margarida de Antioquia (virgem, mártir), Paulo de Córdova (diácono, mártir), Severa de Villeneuve (abadessa), Severa de Öhren (abadessa), Vilmar de Samer (abade).

Primeira leitura: Êxodo, 16,1-5.9-15
Eu farei chover para vós o pão do céu
Salmo responsorial: Salmo 77, 18-19.23-28 (R. 24b)
O Senhor deu o pão do céu, como alimento.
Evangelho: Mateus 13,1-9
Produziram à base de cem frutos por semente.

O pano de fundo desta passagem é a comunidade de Mateus. O tema das parábolas de Jesus é o Reino de Deus, não como uma teoria, mas como uma práxis que exige uma resposta para ser compreendida. O semeador é Deus; Jesus é o mensageiro de Deus. A semente é a revelação de Deus e de seu projeto do Reino.

Os solos representam as diferentes formas de recepção humana. A passagem mostra a pedagogia de Jesus através de suas parábolas: ensinar a céu aberto. Sem dúvida, deve ter sido grande a pressão das pessoas para justificar a posição estranha e sem precedentes de ensinar a partir de uma barca.

A partir da parábola do semeador, nos damos conta de que a proposta de criar uma comunidade humana alternativa acontece a partir de realidades simples e cotidianas; contudo, faz-se necessário continuar amadurecendo a experiência de fé, que conduz necessariamente a uma confiança mais radical em Deus. A mensagem é que, apesar das falhas, dos fracassos da existência, o Reino terá êxito.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário