BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

25 de jul. de 2011

“Renúnciar” – Claudinei M. Oliveira

       

 

Quarta - feira, 27 de julho de 2011.

Evangelho – Mt 13, 44-46

 

            O caminho para encontrar nosso Deus é longo, penoso e cheio de obstáculo para quem não quer desfazer-se das coisas mundanas. Mas para os corajosos e destemidos tudo fica fácil encontrar o Grande Reino porque já se consagraram para o Pai. Porém, o que mais pesa para seguir Jesus e seus ensinamentos são as renúncias. Ainda prendemos nas facilidades da vida e asseguramos com veemência as coisas da terra, mas ao encontrarmos o tesouro escondido com certeza desfazemos de todas as mazelas que corroem o homem para vangloriar na eterna morada. Assim como afirmou o mestre Eckhart, em "Tratados e Sermões" "Nada faz de alguém um verdadeiro ser humano, senão a renúncia à sua vontade. Em verdade, sem renúncia à vontade própria em todas as coisas nada conseguiremos perante Deus. (...)" Renunciar não é abandonar algo, mas significa voltar o Ser da pessoa para Deus sem olhar pra traz e ver somente Deus em sua frente.  

Comungar o Deus presente é revestir-se  de atitudes sólidas e coerentes com os irmãos. Se encontrarmos o Reino dos Céus, se percebemos Deus em minha vida, se conseguirmos visualizar o Deus do bem e do amor, teremos a obrigação de levar este Deus para aqueles que ainda não conseguiram enamorar-se com Deus. Mas para tal efeito segundo Eckhart: "Só será uma vontade perfeita e verdadeira, aquela que entrar inteiramente na vontade de Deus, despojada de vontade própria. E quem mais longe tiver ido neste ponto, tanto mais e mais verdadeiramente terá ascendido a Deus. (...)" Parece que não é tão fácil assim, pois para ascender a Deus deve entrar inteiramente na Sua vontade e despojar de suas vontades. Mas perguntamos: qual é a vontade de Deus? Será que conseguimos responder? Sabemos de coração o desejo de Deus? Podemos até arriscar: a vontade de Deus é que aconteça a justiça entre os homens, que não haja a infidelidade, que o ódio e desamor não façam parte da vida dos cristãos, que a fome, a miséria  e a desgraça não perdurem no meio do povo escolhido. Contudo, para fazer a vontade de Deus devemos  RENUNCIAR tudo o que descrevemos acima. Deste modo, estaremos perto de Deus e acolhido por Ele.

Lindamente o Pe. Nilo Luza escreveu no "o domingo", dia 24 de julho de 2011. Leia com atenção  e analise você mesmo: Quem se propõe seguir os passos de Jesus não pode pensar apenas em si, mas tem de pensar também nos outros e no próprio Jesus. Há muitas renúncias que devem ser feitas para que nossa vida se coadune com a vida e a proposta do Mestre. Ele não quer iludir ninguém com a promessa de que suas propostas são um mar de rosas, mas é franco e sincero. Quem quer segui-lo deve estar livre para discernir com clareza qual é a vontade de Deus. Muitos gostariam de segui-lo, mas esbarram nas exigências do evangelho - como sucedeu com Pedro, que queria "sucesso fácil" e tentou impedir Jesus de ir até o fim em sua missão libertadora. Renunciar a si mesmo é deixar de lado toda ambição egoísta, pondo os interesses do reino em primeiro lugar.  Salve pelas lindas palavras.

Portanto, encontrar o tesouro ou a pérola é encontrar o Reino da Justiça. Mas este Reino requer  renúncia de nós mesmo para chegarmos bem perto do objetivo. Perguntamos: estamos dispostos a querer abandonar toda forma de vício? Estamos dispostos a abandonar as ilusões da vida em prol de um Deus justo? Estamos querendo mesmo seguir o Deus para encontrar o Reino dos Céus? O que estamos fazendo para que isto tudo aconteça? Sabemos a resposta? Vamos reler a citação do Pe. Nilo Luzo  para ver  o que gostaríamos que acontecesse conosco. Esperamos que encontremos  o tesouro em nós mesmos. Que assim seja, amém!

--

Claudinei M. de Oliveira

Tenha a Paz de Cristo em seu Coração!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário