21 de julho de 2011
Evangelho Mt 13,10-17
Por onde Jesus passava, multidões se aglomeravam junto Dele! Conhecedor do coração de cada ser humano, Ele sabia que nem todos tinham o coração aberto para acolher a sua mensagem! Muitos se aproximavam Dele, com a intenção de confrontá-Lo! Mas a grande maioria, buscava-O, porquê gostavam de ouvir os seus ensinamentos e receber a cura de seus males!
Jesus, movido pelo desejo da obediência ao Pai, em implantar aqui na terra, o Seu Reino, na sua infinita sabedoria, aproveitava todas as oportunidades para lanças as sementes deste Reino de amor, de paz e de justiça!
Era aproveitando a simplicidade de pequenas realidades vividas no cotidiano das pessoas mais simples, que ele criava historinhas, conhecidas como parábolas, para anunciar o Seu Reino!
Como um grande semeador, Jesus não se cansava de espalhar estas sementes por meio de parábolas! De modo que, só entenderia, aqueles que de fato estivessem com o coração aberto para acolher a proposta do Reino, que Ele apresentava através de pequenas comparações, como uma minúscula semente, um pouco de fermento, algo que pudesse crescer num ambiente favorável!
Com esta pedagogia, Jesus acreditava que pudesse provocar nas pessoas, alguma mudança!
Essa diferença, no seu jeito de ensinar, despertou uma curiosidade nos discípulos, acostumados com a simplicidade dos ensinamentos do Mestre, com quem conviviam no dia a dia. Eles estranharam ao vê-Lo falar em parábolas para a multidão! Na mente deles, as parábolas dificultavam a compreensão!
Estando a sós com Jesus, os discípulos O perguntaram: "Por que tu falas ao povo em parábolas"?
Pacientemente, Ele respondeu: "Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não vêem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem"...
A todo aquele que crê na palavra de Deus, é dado a graça de conhecer o mistério do Reino do céu! A proposta deste Reino anunciada por Jesus, não entra nos coração fechados a esta graça!
Os seus ensinamentos não entravam no coração daqueles que esperavam por um Messias poderoso, dominador, que viesse privilegiar os "grandes"!
Quem não quer mudar de vida, não aceita a verdade! Os ensinamentos de Jesus, passados por meio das parábolas, não lhes despertam em nada!
Todos são convidados a fazer parte do Reino de Deus, mas nem todos aceitam, pois já fizeram opções pelo Reino do mundo!
Uma parábola, pode ao mesmo tempo revelar e esconder! Para quem vê no Messias, um Mestre e Salvador, ela revela a verdade do Reino, enquanto que para aqueles que esperavam um Messias Triunfalista, com poderes políticos, essa verdade lhes é escondida! Estes entendem a história em si, mas não assimilam a sua mensagem!
Os ensinamentos de Jesus são acessíveis a todos! Uns tem um forte desejo de vivenciá-los, mas tem dificuldades em compreendê-los, a estes, é dado o dom da sabedoria e a outros, que têm facilidade de compreendê-los, mas se fecham a esta graça, lhe é tirado até mesmo o pouco que têm.
A parábola é sempre um convite a reflexão, sem nenhuma pressão, pois Jesus respeita a liberdade de todos!
Olívia Coutinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário