BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

25 de jul. de 2011

A Proposta de Jesus supera qualquer Lei...- - Jose da Cruz

15 de Agosto

Evangelho Mateus 19, 16-22

                                           

Alguns dos relatos evangélicos da semana anterior, já era uma proposta para superarmos certos limites e alimentar o desejo de avançar sempre mais e mais na prática das virtudes ensinadas por Jesus. Hoje se apresenta diante dele um jovem que pode ser tido como alguém virtuoso, porém muito preso as Leis Religiosas. Este jovem sente que ainda há algo a ser       -

Alcançado para além da Conduta Religiosa ditada pelas Normas e Leis existentes, a aspiração Cristã vai nesse sentido, pois o Espírito de Deus presente em nós, sempre nos desafia a superarmos nossos limites e irmos além. E o mais importante, esse Jovem percebe que Jesus Supera qualquer lógica religiosa, e que por isso mesmo, ele tem a resposta para sua pergunta.

Só Deus é realmente bom e nossas ações, por mais grandiosas que chegam, não passam de reflexos dessa bondade. Primeiramente, quem quiser se aproximar de Deus deverá ser comprometido com a Vida em sua relação com as pessoas, pois, não matar, não cometer adultério, não furtar, não dar falso testemunho, honrar pai e mãe e amar o próximo como a si mesmo, são ações contra ou a favor da Vida do outro.

Esse é um bom começo, mas a grande questão é, porque fazer ou deixar de fazer essas ações? Qual a razão e o motivo? E na proposta de Jesus vem a resposta de que precisamos, o nosso bom  jovem fazia todas essas coisas porque praticava fielmente a Lei de Moisés, e ele estava certo, mas agora Jesus lhe faz outra proposta, renunciar toda e qualquer segurança, como Família e riqueza, e tornar-se um Discípulo, continuar a fazer  todas essas coisas, porém agora, não mais por obrigação, mas por causa de Jesus que vem dar um sentido novo a tudo que fazemos.

Foi uma proposta desafiadora para aquele jovem, pois de um lado na questão religiosa, ele colocava toda sua segurança de Salvação na observância da Lei, mas de outro, a riqueza e a Família também lhe davam segurança. Sentiu-se abalado com o convite de Jesus e foi embora triste porque não queria abrir mão da sua segurança.

Não é proibido ao Cristão ter bens materiais, muito ou pouco, o que é perigoso é colocar a segurança e esperança de viver bem e ser Feliz, apenas naquilo que tem e não naquilo que se é. Quando entendemos isso temos com as pessoas uma relação de igualdade, e sabemos partilhar com elas tudo o que somos e o que temos. Tudo na vida do Discípulo deve ser repartido com o próximo, menos o coração que deve ter um único Dono e Senhor: Jesus Cristo, Aquele que deu tudo de si para os outros, inclusive a própria Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário