Domingo – 17/07/2011 Gilberto Silva
MT 13, 24-43
O que semeia a boa semente é o Filho do Homem
Caríssimos irmãos e irmãs,
Jesus Cristo, nosso Salvador, utiliza das parábolas para se cumprir as profecias de Isaías, mas também para que ela se torne oculta dos filhos do mal e dos homens de cabeça dura (fariseus, mestres da lei...). Porém a revelava aos discípulos e seguidores afim de que os mesmos pudessem refletir, ponderar, considerar e até mesmo digeri-las sob a ação do Espírito Santo.
1- A parábola do joio é fundamental para o exercício da nossa espiritualidade, uma vez que revela que o semeador é Jesus Cristo, o qual nos faz trigo e nos mostra que o joio é tudo aquele que desagrada ao Pai e procura nos afastar da promessa do Reino, conforme o próprio Jesus diz em Mateus 25,34- " Vinde filhos benditos do meu Pai e tomai posse do Reino preparado para vós antes da fundação do mundo".
Assim o joio plantado pelo inimigo deverá na colheita ser separado de nós, arrancado, enfeixado e queimado no fogo eterno. Portanto, amados fiquemos atentos para não permitir que o inimigo venha se estabelecer, fazendo em nós o seu plantio.
2- Esta segunda parábola é para que possamos refletir sobre o tamanho do Reino. É tão grande e acolhedor, que agrupa todos quantos que para lá forem levados pelos seus anjos ceifadores.
3- O fermento é o Espírito Santo, revelador e santificador capaz de transformar 3 x 1, pois promove em cada um de nós, a trindade perfeita (Pai, Filho e Espírito).
Nós vivemos em um mundo (campo) em que o joio e o trigo convivem quase juntos, e o que os separa, é o Espírito Santo que nos conduz no amor, caridade e misericórdia. Ele não permite que o espinho do inimigo venha nos sufocar com as coisas deste mundo.
Porém, caríssimos irmãos e irmãs, pela conversão e pelo amor infinito do Pai, abrem-se a possibilidade de que um dia este joio arrependido e pela graça de Jesus venha mudar-se em trigo.
Desde o início dos tempos, o bem e o mal existem neste mundo, sob a forma de caos e cosmo. De que lado estamos ?
No livre arbítrio, Deus sabe que individualmente podemos ser bons ou maus, porém, Ele que conquistar este mal em nós afim de resgatar-nos no julgamento final.
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário