BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

17 de jul. de 2011

Sua mãe e seus irmãos o procuravam - Vera Lúcia

TERÇA-FEIRA-19 de Julho

Evangelho - Mt 12,46-50

A palavra

O centro do Evangelho de hoje consiste em "fazer a vontade do Pai que está nos céus" (Mt 12,50). Mateus apresenta uma forma de se tornar irmãos e mãe de Jesus, fazendo a vontade divina.

Jesus estava falando para as multidões. Sua mãe e seus irmãos o procuravam. A mãe que o evangelista apresenta é Maria de Nazaré e os seus irmãos são os mais próximos dele, os discípulos.

No Evangelho, alguém diz a Jesus que sua mãe e seus irmãos o procuram. Mateus não diz quem é. Por isso, entende-se que não é um dos discípulos. Os irmãos de Jesus são os próprios discípulos. "E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: 'Eis minha mãe e meus irmãos" (Mt 12, 49).

Maria e os discípulos aceitaram a vontade de Deus em suas vidas, tudo para concretizar o projeto de Deus na terra, isto é, a salvação dos homens por meio do Messias, o Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito do Pai e de Maria, virgem e esposa fiel.

O Evangelho de Mateus foi escrito para os judeus. Sua intuição é convidá-los para se tornarem irmãos de Jesus, aceitando a vontade do Pai que está nos céus. Aqueles que fazem a vontade do Pai são irmãos e mãe de Jesus.

 

Oração da vida

Um homem telefonou desesperado para uma clínica de pronto Socorro Espiritual: Queria pôr fim a sua existência porque não achava mais sentido na vida. Não havia ninguém que se interessasse por ele, ou que dele precisasse. Além do mais, diante de tantos acontecimentos amargos, perdera até a confiança e a fé em Deus. Só lhe restava o suicídio.

O padre que lhe atendeu tentou por diversos caminhos descobrir alguém ou alguma coisa a que tivesse afeto: religião, família, amigos, negócios... Este afeto por alguém ou alguma coisa talvez o prendesse ainda à vida.

As sondagens estavam parecendo inúteis. A todas as perguntas respondia negativamente. Súbito veio a ideia de perguntar se possuía algum animal em sua companhia. Sim, respondeu, tinha um cachorro de estimação. Havia fortes laços de amizade entre os dois. Foi aqui onde o padre se apoiou:

- Meu irmão, você não deve despedir-se da vida. Seu cachorro precisa muito de você. O que seria dele sem você? Mesmo que alguém se dispusesse a dar-lhe comida e trato, nunca poderia substituí-lo plenamente. Amigo não substitui. Por isso, você não pode deixar esse animal que tanto estima, e que é tão fiel a você.

O candidato ao suicídio teve o primeiro momento de dúvida. – É isso mesmo. Não posso abandonar meu fiel Plutão. Nem ele gostaria de ficar sem mim. Vou pensar melhor. Pesou e mudou de ideia. Tudo vale, e de tudo Deus se utiliza para salvar uma vida humana.

Nas pequeninas cidades e vielas do interior é possível ver como os parentes são próximos. Os primos são criados, muitas vezes, ao lado da vovó, tornando-os irmãos. Isso aconteceu comigo e vejo esse exemplo em muitas famílias.

Jesus nos convida para fazer a vontade do nosso Pai do céu, pois, dessa maneira, tornaremos irmãos dele. Os amigos e parentes são fruto desse amor de Deus que se realiza em família. Sua vontade, antes de tudo, é ver seus filhos próximos, como parentes. Assim, todos se tornam irmãos de sangue de Jesus.

Como na historinha acima, podemos perceber que Deus pode utilizar vários instrumentos para salvar uma vida humana. Jesus é o verdadeiro meio de salvação. Nossos amigos são os laços de salvação que Deus nos concede aqui na terra, para o nosso bem e felicidade. Que sejamos mais amigos, fazendo a vontade do Pai. Maria Santíssima, rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário