BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

16 de jul. de 2011

Maria Madalena – Missionários Claretianos


Sexta-feira, 22 de julho de 2011

Santa Maria Madalena (Memória).

Outros Santos do Dia:
Cirilo de Antioquia (bispo), Menelau de Ménat (abade), Pancário de Besançon (mártir), Filipe Evans e João Lloyd (presbíteros, mártires), Plato de Ancira (mártir), Síntico de Filipos (citado por São Paulo em Fp 4, 2-3), Teófilo de Chipre (mártir), Wandregísilo (abade).

Primeira leitura:
Cântico dos Cânticos 3,1-4a.
Encontrei o amor de minha vida.
Salmo responsorial: 62,2-6.8-9.
A minha alma tem sede de vós, Senhor!.
Evangelho: João 20,1.11-18.
Mulher, por que choras?

Hoje a liturgia faz memória a Maria Madalena. Os quatro evangelhos testemunham, de maneira diferente, que ela foi a primeira a ver Jesus ressuscitado. João afirma que ela estava sozinha, enquanto os sinóticos a coloca em companhia de outros discípulos. O testemunho único de Maria Madalena sobre a ressurreição, no evangelho de João, lhe outorgou, através da história da Igreja, um posto inigualável nas narrações do Senhor ressuscitado.

Sua importância é tanta que mereceu o título de "apóstola dos apóstolos", dado pelos Padres da Igreja. O mais importante desta cena é o envio de Maria, feito pelo ressuscitado, como mensageira aos irmãos, de sua mensagem pascal. Desde esse momento, Ele e seus discípulos permanecerão inseparavelmente unidos como membros de uma única família. Ela é a portadora da mensagem da nova criação.

A exigência para o "hoje" da Igreja é levar às últimas conseqüências o papel outorgado por Jesus às mulheres que o seguem, como testemunhas privilegiadas da ressurreição, fundamento da nossa fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário