BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

26 de set. de 2011

“As cidades que não creram” – Claudinei M. Oliveira



       
Sexta - feira, 30 de Setembro de 2011.
                                     
Evangelho –  Lc 10,13-16

            No evangelho de hoje encontramos um Jesus nervoso com duas cidades que não creram nas pregações dos discípulos. Corazim e Betsaida não estavam preparadas para ouvir a mensagem de um Deus justo e pacífico. Ainda se rendiam as velhas tradições da morte e comungavam os ideais dos homens sábios. Jesus não queria o sofrimento do povo ao adorar algo que o maltratava e estava enviando seus mensageiros para livrá-los dos impostores. Contudo, os homens da região não estavam assimilando os testemunhos de transformação, pois ainda preferiam o retrógado, o velho, o atrasado, ao novo, ou  à libertação.

Sabemos que a libertação deve ocorrer para o povo de Deus. O povo não deve permanecer alheio a vida digna. Ninguém deve, também, ser enganado por homens “sábios”, com palavras bonitas que levam ao encantamento de um mundo falso e sem testemunhas. O homem deve conhecer Deus para haver a justiça  e viver na alegria de filhos amados.
           
Assim, nas cidades de Corazin, Betsaida, Cafarnaum os impostores enganavam o povo com discursos enfeitados com belas palavras. Conquistavam com eloqüência os ouvintes nos “templos”; esbanjavam salivas recontando seus projetos. Entretanto, escondia-se do povo a verdadeira idéia de libertação. Não permitia que a palavra de Jesus  chegassem aos ouvidos dos “cristãos”. Como poderia anunciar o Reino da justiça? Como poderiam anunciar algo que não viviam? Como fazer o povo enxergar a nova realidade? Como poderiam descortinar as trevas dos humildes? Isto não poderia ocorrer! Os homens enganadores dependiam dos humildes para continuar seus projetos de morte e da destruição. Assim os humildes não poderiam saber da verdadeira enganação. Tudo era escondido.
                       Mas Jesus ficou furioso com o povo das cidades que renegaram seus mensageiros. Eles ainda não tinham convertidos. Faltava algo para fazer penetrar com eficácia o anúncio da Boa Nova. Ai de Ti, cidade pagã! Não quer voltar para o novo como Tiro e Sidom, cidades que já anunciam  o projeto de vida para todos! Não esperais para converter no dia do julgamento, pode ser tarde de mais e sofrerá muito por não ouvir os ensinamentos.
             A mensagem de advertência de Jesus era para os homens que dominavam a cidade. Claro que eles não queriam ver seu poder em xeque. Os privilégios deveriam manter para arruinar ainda mais o povo pobre. Não queriam compartilhar os privilégios com os irmãos. Queriam sim, enganar o povo para assegurar a ganância, a cobiça e a ambição. Queriam mandar. Jesus não concordava com esta metodologia. Jesus era a favor da justiça e da fraternidade. Não admitia ver seu irmão sendo violentado pelo poder. Pior ainda, sentir que seu irmão estava sendo manipulado em prol da avareza. O caminho encontrado por Jesus era denunciar e colocar um fim na vida duro do povo.
             Portanto, sabemos que um dia moraremos para o Pai. O caminho deve ser construído aqui na terra. Mas devemos deixar a ganância e a arrogância de lado para convergir na estrada certa. Devemos sim, usar o saber para divulgar o projeto maravilho de vida para todos aqueles que ainda não encontraram a libertação. Pois Jesus disse que  quem ouve meus discípulos está me ouvindo; quem rejeita meu discípulo está me rejeitando; e quem me rejeita está rejeitando aquele que me enviou.  Quem nós vamos ouvir? A mensagem do Evangelho ou as doutrinas mundanas do capital? Façamos nossa escolha e aguardamos o dia do Juízo Final. Amém!

-- 
Claudinei M. de Oliveira
Tenha a Paz de Cristo em seu Coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário