Quinta - feira, 29 de Setembro de 2011.
Evangelho – Jo 1,47-51
O evangelista João mostra um Jesus humano. Um Jesus preocupado com a vida social do homem terreno. Quer dar vida à todos e vida em abundância. Não vamos encontrar em João, Jesus chamado para o Reino. Aqui João trata-se com cristãos adultos. Já sabem o que quer da vida. Já conhecem o trabalho de João Batista e estão na vigília para acolher o messias, que daria seu exemplo ao ser batizado no rio Jordão da Palestina.
Foi neste contexto que apareceu a figura de Natanael. Jesus estava na periferia da Galiléia e Natanael convivia naquela realidade pobre e sofredora, mas tinha um pensamento de rico, farisaico, não acreditava que alguém pudesse trazer a libertação, ainda por cima, nascido em Nazaré. Jesus surpreende Natanael revelando segredos que o deixou atormentado: Jesus disse: Aí está um verdadeiro israelita, um homem realmente sincero; Então Natanael perguntou: De onde o senhor me conhece?Jesus respondeu: antes que Filipe chamasse você, eu já tinha visto você sentado debaixo daquela figueira. A figueira é a árvore que simboliza o povo de Deus e Natanael sentado debaixo da árvore significa todo o povo de Israel à espera de alguém que revele, e este alguém é JESUS. Jesus quis mostrar para Natanael que o conhecia profundamente. Não adiantaria ser cético perante Ele. Foi um choque para Natanael: como este homem pode me conhecer tão bem?
Preocupado Natanael tratou-se logo de afirmar: Mestre, o senhor é o Filho de Deus! O senhor é o Rei de Israel! Não tinha outra pergunta a fazer. Como um homem desconhecido, chega de repente e faz declarações que eram verdadeiras? Só poderia ser o Filho de Deus. A revelação que tanto os marginalizados galileus esperavam estava a posto. O grande dia tinha chegado. Deus então revelou para aquele povo. Porém Jesus adverte: você crê em mim só porque eu disse que tinha visto você debaixo da figueira? Pois você verá coisas maiores do que esta. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem. Era o sonho de Jacó em Gênesis, uma escada ligando o céu e a terra e por elas passavam anjos na unidade entre o céu e a terra. Logo Jesus é o único mediador entre Deus e a humanidade. Ele veio para unir o homem da terra com a fé no Deus presente e cheio de misericórdia.
Natanael ao reconhecer Jesus está reconhecendo a presença de Deus. Sua presença não seria uma simples passagem, a presença do Filho do Homem na terra fundamentava na transformação da realidade. Fazer brotar nos corações dos homens o amor fraternal. Ligar a fé com a opção de crer na vinda do Filho de Deus. Deus quer na verdade humanizar o povo.
Natanael significa “o dom de Deus”. O dom de Deus faz a humanidade compreender que já está na hora de voltar-se para o Pai. Deixar de lado a birra em não aceitar novas propostas de libertação, deixar de ser cabeça dura. Deus quer homens humanizados, compreensíveis e cheios de expectativas para morar no céu.
Caros leitores, não sejamos céticos com a Palavra de Deus. Tenhamos fé no poder da transformação do homem a partir da busca de Deus. Ele nos quer bem e disposto a seguir seus ensinamentos para escalar a escada para o paraíso. Que assim seja, amém!
--
Claudinei M. de Oliveira
Tenha a Paz de Cristo em seu Coração!
Nenhum comentário:
Postar um comentário