BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

17 de set de 2011

O cristão e a família, a Igreja, o trabalho, o lazer... –Enviado por Rita



TODOS OS CRISTÃOS DEVEM TER CONSCIÊNCIA DE QUE:
 
A FAMÍLIA
 É A SUA PRIMEIRA OBRIGAÇÃO. Você tem que encontrar momentos para a convivência com os filhos, brincar se for crianças, conversar e passear com os maiores e arrumar um jeitinho de freqüentar também os ambientes que eles freqüentam. Também deve ter tempo para o seu cônjuge (esposo-esposa), tanto para a conversa reflexiva sobre o relacionamento dos dois, da família e também para namorar, passearem juntos, enfim manterem o afeto que alimenta a convivência a dois. Vivendo assim se mantém o equilíbrio afetivo.
 
O TRABALHO  A família precisa de recursos para se manter. Por isso, depois da família a prioridade é o trabalho. Muitas vezes você é chamado, por conta das atividades trabalhistas, a encontrar tempo para uma viagem, hora extra, visitas, etc. Vivendo com maturidade o mundo do trabalho, se mantém o equilíbrio mental.
 
A IGREJA  
Depois de ter cumprido as obrigações familiares e trabalhistas, você ava lia o seu tempo e escolhe os momentos que dedicará às tarefas da Igreja. Tanto tarefas de cumprimento das obrigações (participação nas missas, momentos de formação espiritual, orações, etc.), como também do compromisso batismal que você assume através da participação em um grupo pastoral na Igreja. Participa assim das reuniões de preparação das ações, momentos de aprofundamento, etc. A participação consciente na Igreja mantém o equilíbrio espiritual.
 
O LAZER  
Por último você deve encontrar tempo para o lazer, para descansar a mente, aliviar as tensões que muitas vezes ocorrem na convivência familiar, no ambiente do trabalho e até nas relações dentro da Ig reja. Escolha uma atividade que lhe dê prazer. Pode ser pescar, dançar, viajar, ler um livro, assistir a um filme, jogar bola, visitar amigas e amigos, participar de eventos esportivos, etc. O importante é fazer algo que possa relaxar a sua emoção, a sua mente e torná-lo ainda mais afetivo com os familiares, ter uma mente descansada para trabalhar e uma espiritualidade mais forte para agir na Igreja.
 
VEJA A EQUAÇÃO ABAIXO:
SER HUMANO EQUILIBRADO AFETIVAMENTE
SOMADO A UM           SER HUMANO EQUILIBRADO MENTALMENTE
QUE SE SOMA A UM         SER HUMANO EQUILIBRADO ESPIRITUALMENTE
QUE É ADICIONADO A    SER HUMANO EQUILIBRADO EMOCIONALMENTE

É IGUAL A UM                  SER HUMANO REALIZADO E FELIZ

SERES HUMANOS REALIZADOS E FELIZES
SÃO OS MELHORES EVANGELIZADORES E
PROMOVEM A UNIDADE, A PAZ E SÃO UMA
VERDADEIRA BENÇÃO DE DEUS PARA A IGREJA

Por isso, se sua família estiver precisando de você, não tenha vergonha em pedir para se ausentar dessa ou daquela atividade na Igreja.
Se as suas atividades de trabalho estiverem exigindo de você mais tempo, não tenha vergonha em pedir à sua família ou à comunidade cristã que compreenda a sua ausência
Caso você esteja cansado, sentindo um peso nos ombros, vendo em preto e branco o colorido da vida, é hora de pedir mais tempo para o seu lazer.

Falo isso, porque já percebi a responsabilidade de vocês e como amigo e professor estou muito feliz em tê-los como companheiros de evangelização. Sei que irão compreender quando eu próprio precisar de mais tempo para minha família ou o meu lazer. Sei também que não vão poupar esforços para arregaçar as mangas e agir com mais empenho em alguma atividade que a Igreja exigir de nós!
Vivendo desta forma é que nós conseguiremos fazer da Igreja um espaço de paz, de reabastecimento das forças para viver na família e no trabalho.
Quero ser para vocês um líder que lhes mostre todo o potencial que possuem. E vocês têm muita coisa para contribuir!
Sigam em frente com amor no coração e sempre desejando uma só coisa: fazer da nossa Comunidade um lugar feliz de se viver! Fazer das nossas comunidades e das nossas celebrações os lugares privilegiados para buscar forças. Fazer da nossa Paróquia o lugar especial do encontro com Jesus Cristo, nosso Salvador.
Deus abençoe a todos
 AFONSO DIAS É PROFESSOR EM TEOLOGIA BÍBLICA, E ASSESSOR DO CEBÍ-SP E SUL DE MG. (35)9924-0250 (11)4538-1446 OU (11)7189-5746 e-mailabdias49@bol.com.



Nenhum comentário:

Postar um comentário