BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

11 de set. de 2011

Jovem, eu te ordeno, levanta-te! - Missionários Claretianos



Terça-feira, 13 de setembro de 2011
São João Crisóstomo, Bispo e Doutor da Igreja (Memória).
Outros Santos do Dia: Amadeu de Remiremont (abade), Amadeu de Sens (bispo), Amadeu de Sion (bispo), Emiliano de Valência (bispo), Eulógio de Alexandria (bispo), Filipe de Alexandria (mártir), Ligório de Tours (bispo, mártir, + 371), Macróbio e Juliano (mártires da África), Martinho III de Camaldoli (abade), Maurílio de Angers (bispo), Venério (eremita na Ilha Palmária).
Primeira leitura: 1 Timóteo 3,1-13
O bispo tem o dever de ser irrepreensivel; do mesmo mod os diáconos possuam o mistério da fé junto com uma consciência limpa.
Salmo responsorial: Salmo 100, 1-2ab.2cd-3ab.5.6 (R. 2c)
Viverei na pureza do meu coração.
Evangelho: Lucas 7, 11-17
Jovem, eu te ordeno, levanta-te!
Ter à sua frente o mapa da Palestina no tempo de Jesus é de grande valia para melhor compreender o capítulo sete de Lucas, posto que a colocação geográfica dos acontecimentos nos traz elementos importantes para sua compreensão e posterior aplicação à nossa realidade. Agora Lucas nos coloca em Naim, um povoado ao sul de Cafarnaún. Jesus vai com seus discípulos e com as pessoas que o segue.
Seu destino final é Jerusalém. Na entrada da cidade, encontra-se com um cortejo fúnebre. Trata-se do enterro do filho único de uma viúva. A morte do filho único indica quase a morte da mãe viúva, que fica totalmente desamparada. Ante a tristeza e desconsolo pela morte do jovem, Jesus sentiu compaixão, e disse à mulher "não chores" em tom de consolo e esperança.
Aproximou-se do caixão, tocou o jovem e lhe ordenou que se levantasse. Ante as palavras de Jesus, o morto voltou à vida e foi entregue à sua mãe. Com esse gesto de misericórdia, Jesus não só devolveu a vida ao jovem, mas também à sua mãe, que estava totalmente desprotegida na condição de viúva e sem filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário