BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

9 de set. de 2011

Jesus expulsa os vendilhões do Templo - Sal




 Lc 19,45-48

Fizestes da casa de Deus um antro de ladrões.
Jesus derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos vendedores de pombas.. E ensinavao povo, dizendo: 'Não está nas Escrituras: Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos? No entanto, vocês fizeram dela uma toca de ladrões'".
Por que Jesus tomou tal decisão? Qual o verdadeiro sentido da sua ação? E
De suas palavras?
Jesus impede que os cambistas e os vendedores de animais e de outras coisas (farinha. vinho e azeite, necessários para o culto) ficassem ali negociando. Sem tais negócios não haveria culto de sacrifícios os quais Jesus reprovava.
• Jesus derruba as mesas. Será que esse gesto quer dizer: "Assim se derrubará e se arruinará o Templo"? (Mc 13,1-2);
• além disso, Jesus tinha anunciado que o Templo atual seria destruído (Me 13,1-13), para que seu lugar seja ocupado por um novo Templo não construído pelas mãos de homens (Me 14,58);
• Jesus denuncia que transformaram numa toca de ladrões a casa em que todos devem entrar livremente para comunicar-se com o Pai através da oração.
Depois desse confronto os chefes dos sacerdotes, os doutores da Lei e os anciãos ficaram enfurecidos e se sentindo prejudicados economicamente com o ato do Mestre,aproximaram dele e perguntaram: “Com que autoridade fazes tais coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso? Jesus que já sabia de tudo que se passava em seus pensamentos, respondeu aquela pergunta injusta com outra pergunta, e disse: “Vou fazer uma  pergunta. Respondam-me, e eu direi
com que autoridade faço isso
. O batismo de João vinha do céu ou dos homens? Respondam-me”. Eles comentavam entre si: Se respondemos que vinha do
céu, ele vai dizer: Então
, por que vocês não acreditaram em João? Devemos então dizer que vinha dos homens'. Mas eles tinham medo da multidão, porque todos consideravam João como verdadeiro profeta. Então eles responderam a Jesus: 'Não sabemos', E Jesus disse: “Pois eu também não vou dizer a vocês com que autoridade faço essas coisas "
Por que os representantes do Sinédrio não respondem? Para os judeus, o Templo, pelos sacrifícios que o povo nele oferece por meio dos sacerdotes, tira os pecados do povo.
João Batista
, em troca, sem cobrar nada, sem fazer nenhum negócio, fora do Templo, à margem da instituição do Templo, oferece o perdão dos pecados, por meio do seu batismo, àquele que se converte de coração e de obras (Me
1,4-5; Lc 3,3
.8.10-14).
Jesus afirma que Ele não quer sacrifício, mas sim caridade. Pois de nada adianta queimar um animal para ofertar a Deus. Deus não precisa disso. Ele é dono de tudo até dos animais. É semelhante ao filho que pega dinheiro do pai e compra-lhe um presente.O que Jesus nos sugere, o que Ele nos convence que é o mais importante, é fazer caridade. Ajudar o irmão sofrido e necessitado é muito mais importante do que subir o morro de joelhos, ou de desperdiçar produtos comestíveis em oferendas inúteis, sendo que seria muito mais útil mata a fome dos famintos.
Fonte: Baseado no livro: Como entender os evangelhos.
Sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário