“UMA SÓ COISA É NECESSÁRIA”! Olívia Coutinho
Dia 04 de outubro 2011
Evangelho Lc 10,38-42
Estamos no mês de outubro, mês em que a Igreja nos convida a refletir sobre a importância do ser missionário!
Todos nós somos chamados a fortalecer o nosso ideal de discípulo e Missionário de Jesus!
Antes de nos tornarmos missionários, precisamos ser discípulos! Sabemos que o discípulo, é aquele que aprende com o Mestre e que o missionário, é o discípulo enviado em missão, ou seja, aquele que põem em prática o que aprendeu!
A primeira atitude de quem quer ser discípulo, é encontrar Jesus, é conhecê-Lo, para fazê-Lo ser mais conhecido no mundo! O discípulo e missionário, é aquele que se faz íntimo de Jesus, tornando um sinal vivo do seu amor no mundo!
Ser missionário, não é privilégio de determinadas pessoas, mas a essência do ser cristão!
Anunciar o evangelho deve ser um compromisso de toda a comunidade que deseja viver e transmitir a sua fé!
Ser missionário, não se resume só em anunciar o evangelho em outros continentes, mas é também a difícil viagem de sair de si mesmo para ir ao encontro do outro, do “diferente”, do marginalizado: o preferido do Pai!
O trabalho missionário requer muita dedicação, renuncia, disposição, desprendimento e principalmente coragem para ultrapassar as barreiras, que tentam bloquear a sua passagem para outras margens! O missionário precisa estar livre interiormente para servir, estar dispostos a dividir o seu tempo, a sua vida, com o outro, principalmente com os mais pobres, os sedentos, não somente de pão, mas também de amor!
O mundo está cheio de conflitos, necessitando urgentemente de mais diálogo, de pessoas corajosas que não desiste do humano, que não se curvam diante dos desafios, porque desejam levar a paz onde a vida se desfaz!
O mundo está cheio de conflitos, necessitando urgentemente de mais diálogo, de pessoas corajosas que não desiste do humano, que não se curvam diante dos desafios, porque desejam levar a paz onde a vida se desfaz!
Ser missionário é colocar-se à disposição de Deus, como seu instrumento a ser usado como e onde se fizer necessário! É além das palavras, dar testemunho de Jesus com a própria vida! É anunciá-Lo, tornando-se um evangelho vivo no meio em que vive! É denunciar todo sistema que escraviza, tendo as mesmas atitudes de Jesus! É ter o coração aberto para que todos que se achegarem a ele, sintam a presença do próprio Jesus! Ser missionário, é nunca ter medo de dizer sim, ao amor!
O evangelho de hoje, nos desperta para a importância de dedicarmos tempo, para escuta da palavra de Deus! É a partir desta escuta, que nos tornarmos missionários!
O texto nos apresenta uma pausa de Jesus, na sua caminhada rumo a Jerusalém, para uma visita as duas irmãs: Marta e Maria! No relato, temos um belo exemplo de como deve ser a postura do discípulo: Interromper atividades cotidianas para ouvir o Mestre!
Marta e Maria acolhem Jesus em casa, as duas querem servi-Lo bem, mas cada uma a seu modo. Uma, pela escuta atenta, a outra pelo serviço. Diz o texto que Maria sentou-se para ouvir o Mestre, o que nos mostra uma postura característica do discípulo que escuta atento os ensinamentos do Mestre! Maria não queria perder tempo com outros afazeres, o que indica, que ela colocava as coisas de Deus em primeiro lugar! Enquanto que Marta, ocupada com tantos afazeres, não compreendeu a atitude da irmã! Certamente, Marta também desejava ouvir Jesus, mas a sua preocupação com as tarefas domesticas era maior, privando-a de desfrutar das maravilhas daquele momento único, que tivera com a pessoa de Jesus!
Quando Marta reclama com Jesus sobre a postura de Maria, Ele, com uma suave repreensão, acalma Marta dizendo: “Marta, Marta Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”! Essa atitude de Jesus, nos mostra que naquele momento, o mais importante, era deixar tudo para ouvir o que ele tinha a dizer, o serviço poderia ficar para depois! A intenção de Marta, era de servi-Lo bem, mas ele mesmo diz: ”Eu não vim para ser servido, mas para servir. Mc 10,45
Assim como Marta, nós também por que estamos muito ocupados com tantos afazeres, às vezes, deixamos de ouvir o que Jesus quer nos dizer!
Deixemo-nos, pois, de nos preocupar com tantas coisas, para buscarmos em primeiro lugar o reino de Deus e com certeza, tudo nos será acrescentado!
Hoje, Jesus continua a nos dizer: Só uma coisa é necessária...
Para muitos de nós, pode ser difícil definir o que é necessário, Jesus já nos disse, mas muitas vezes, nos perdemos em meio as preocupações do dia a dia.
O amor, a busca pela santidade, deve ser o nosso objetivo primeiro, o horizonte que não podemos perder de vista, no meio de nossas ocupações cotidianas!
Olívia Coutinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário