BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

6 de jul. de 2011

Afinal Espada ou a Paz ? Diac. José da Cruz

11 de julho

 

Evangelho Mateus 10, 34-11,1

 

                                                  

 

                         O ouvinte da Palavra de Deus, nesse imenso aerópago que é a internet, ao ler esse evangelho terá a impressão de que já o refletiu recentemente, de fato, noventa por cento do texto é o mesmo do dia 26 de Junho 13º Domingo do Tempo Comum, então vamos nos ater a alguns versículos novos que surgiram no evangelho de hoje, para não sermos repetitivos...

                        Minha equipe de Teólogos populares me questionou sobre o versículo inicial que é muito contraditório, afinal, em uma visão mais adocicada de Jesus, dizemos que Ele é a nossa Paz, Ele mesmo ao reencontrar-se com a comunidade enquanto Ressuscitado, por três vezes desejou-lhe a Paz, e na saudação em nossas celebrações, desejamo-nos a Paz do Senhor, ou a Paz de Jesus, como queiram.

                         Agora Jesus vem dizer que esse negócio de Paz não é com ele, mas sim que veio trazer a espada. Fale a verdade, isso é meio "duro" de engolir...Será que o redator desse evangelho não errou na colocação? Afinal, se Jesus dissesse "Eu vim trazer a Paz e não a espada, seria muito mais bonito e coerente, e facílimo de entender"

                          Aqui é bom entendermos a tal da Paz Romana, que significa ter tudo sob controle, tudo dominado, ninguém questionando, ninguém contestando, todos falando AMÉM ao poder, isso era Paz para os Romanos. Não gosto muito da expressão "o nosso Povo é pacífico e ordeiro", gosta da ordem estabelecida, procura mantê-la porque assim está bom, mas está bom para quem ?

                         Esse versículo desencadeia todas as demais afirmações contidas nesse evangelho, o Cristianismo é uma Religião de Contestação e questionamento. Já vimos na semana passada as conseqüências disso na vida dos cristãos: perseguição, opressão, tortura, castigo e morte! Espada divide e traz ruptura até nas relações afetivas familiares, no modo de encarar e preservar a verdadeira Vida, que não sapo as coisas que o mundo oferece. Só pode acolher bem um Discípulo de Jesus, quem pensa e age segundo o evangelho, e sabe que ser cristão é arrumar uma bela de uma encrenca.Quem acolher e der abrigo, reconhecer nele o próprio Cristo, não ficará sem a sua recompensa.

Concluo esse pensamento com um rápido exemplo: quando inaugurou a Igreja Matriz de Votorantim no ano de 1972, eu esta lá, no auge dos meus 22 anos, e durante a bela celebração, senti uma imensa alegria, quando o Padre chamou ao altar, ao final da celebração, todos os que ajudaram nos mutirões, desde o alicerce até o acabamento.

Senti uma alegria inexplicável em saber que um pouquinho do meu suor lá deixei nos carrinhos de terra que empurrava, ou nos tijolos que a gente trazia até onde os Pedreiros estavam trabalhando....

                     Alegria eterna e muito maior, sentirá todos os que, quando o Reino se tornar visível e atingir a plenitude, forem acolhidos por Deus, como seus colaboradores que ajudaram, nem que tenha sido com um tijolinho, na construção do Reino, onde o Mestre de Obras é o próprio Filho de Deus....

Nenhum comentário:

Postar um comentário