BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

7 de jul. de 2011

“E QUEM PERDE A SUA VIDA POR CAUSA DE MIM VAI ENCONTRÁ-LA”. - Olívia Coutinho


 

11 de julho de 2011

 

Evangelho Mt 10,34-11,1

 

Um dia, alguém nos falou de Jesus, daí surgiu o desejo de conhecê-Lo!

A princípio, pode até ter sido por curiosidade, mas assim que começamos a entrar na sua intimidade, tudo vai mudando em nós!

O encontro com Jesus é sempre transformador! Torna-nos mais flexíveis, mais humanos e as pessoas mais próximas de nós, percebem de imediato a mudança no nosso comportamento!

O interessante, é que estas mudanças, acontecem gradativamente, a medida em que intensificamos os nossos encontros com Ele, através da oração, da palavra, da nossa vivencia de comunidade e principalmente através da eucaristia!

Jesus vai entrando aos poucos no nosso coração! E quando percebemos, Ele já tomou conta de todo nosso ser, já nos transformou por inteiros e já não conseguimos mais viver longe Dele!

É aí, que a nossa mudança se torna radical! Passamos a ter o olhar semelhante ao Dele, a ver o irmão que antes não víamos, a imitá-Lo em suas ações, a partilhar a vida, que antes pensávamos pertencer somente a nós!

Ao conhecer Jesus, surge a inquietação, o desejo de apresentá-Lo ao outro, para que, ao conhecê-Lo, ele possa também viver a experiência que vivemos! Este é o início da nossa caminhada de discípulo! Sabemos das dificuldades, mas não temos medo de enfrentá-las, pois nada, nos é mais importante do que darmos testemunho de Jesus, em qualquer circunstancia!

A cruz é inevitável, mas com Jesus, com certeza, ela se torna mais leva!

Quando colocamos Jesus em primeiro lugar em nossa vida, Ele passa a fazer parte da nossa historia! Por causa Dele, abrimos mão dos nossos apegos, nos colocando inteiramente ao seu dispor!

Jesus não  nos ilude e nem  nos concede  privilégios! Ele nos deixa claro, que não somos donos de nada, que aqui na terra, é só uma passagem, que o que vai valer mesmo, é o bem que fizermos!

Ser um discípulo de Jesus,  não significa que somos perfeitos, que já estamos prontos, demos  apenas um passo a frente! Nunca estaremos prontos, somos eternos aprendizes, somos humanos, sujeitos a falhas e com certeza, vamos estar sempre  precisando  de podas! Podas da vaidade, da auto-suficiência, do comodismo, de  todo que nos torna improdutíveis!

 Jesus sempre teve o cuidado de orientar seus primeiros discípulos, e Ele continua orientado seus discípulos de hoje, que somos nós!

 No evangelho de hoje, Jesus nos diz: "Não penseis que eu vim trazer paz à terra; eu não vim trazer a paz, e sim a espada"! De fato, Jesus não veio trazer a paz, Ele veio "incomodar"! Incomodar aqueles que se beneficiam de um sistema opressor! O anuncio da verdade, incomoda quem vive na mentira!

Não se constrói paz encima da  injustiça, do desamor! Só se constrói a paz, a partir do querer do coração humano! Em corações fechados, Jesus não entra, sem Ele, é impossível haver paz!

A "espada" é aquilo que divide! E Jesus veio também "dividir"! Pois nem todos acolhem a proposta do Reino trazida por Ele, por isto, ela  é sempre causa de divisão, até mesmo na família!

 Diferente, é a paz deixada por Jesus, logo após a sua ressurreição!  É uma paz, fruto da vitoria sobre o sofrimento, da vida sobre a morte! É a  paz que podemos ter, mesmo em meio aos conflitos deste mundo que ainda rejeita o dono da paz: Jesus!

Quem vive a vida pelo outro, nos pequenos gestos, ganha a vida!

Quem coloca o valor da vida, nas coisas materiais, perde a vida!

 

Olívia Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário