BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

12 de jul. de 2011

PRECISAMOS SER PESCADORES DE HOMENS - Nancy

Dia  1º de setembro

 

Evangelho - Lc 5,1-11

A atividade profissional de alguns dos discípulos de Jesus Cristo, naquela época, era de pescador, até mesmo porque havia abundância de água naquela região da Galiléia em que Jesus se encontrava.

Os chamados, no entanto, eram pessoas simples que deixavam os seus afazeres diários e familiares para seguir Jesus.

O que significava, porém, ser pescador? Lembremos que os pescadores eram homens que faziam uso de redes, pescavam em arrastão, forma esta de onde vinha uma quantidade enorme de peixes de todos os tamanhos e de todos os tipos. Após, eram selecionados os bons e os demais devolvidos à água.

Portanto, ser pescador naquele tempo era uma profissão que exigia conhecimento e domínio da arte da pescar, o que subentendia que nesse ofício era preciso saber lidar com as mudanças climáticas e ambientais naturais, além de conhecer os hábitos dos peixes, lugares onde se encontravam com mais freqüência, os tipos de isca para cada tipo de peixe, entre outros. 

Trazendo esse contexto para os nossos dias atuais e fazendo uma analogia da sabedoria infinita de Jesus Cristo na escolha de seus primeiros apóstolos e seguidores, muitos deles pescadores, podemos comparar o mar como se fosse o MUNDO, e os peixes, os HOMENS, o que nos leva a concluir o porquê de Jesus Cristo chamá-los para ser discípulos "pescadores de homens." 

Na verdade, para sermos seguidores de Cristo também precisamos nos mergulhar e conhecer as Sagradas Escrituras, os Evangelhos, e buscar nos aprofundarmos mais e mais nas palavras de Deus para conhecermos os diferentes tipos de pessoas – semelhantes à diversidade de peixes, as diversas formas de evangelização para cada tipo de pessoa – similares aos mais diversos instrumentos (isca) e mares, rios, lagos... E desta forma podermos abranger a todos, sem distinção!

Vale aqui relembrar um fragmento da música de Frei Zeca – Dá-me a Palavra Certa, cantada nas celebrações litúrgicas para aclamar o evangelho, dizendo:

" (...) Dá-me a palavra certa, na hora certa e do jeito certo e pra pessoa certa. Dá-me a cantiga certa, na hora certa e do jeito certo e pra pessoa certa (...)"

Caros irmãos e irmãs em Cristo: Cientes que Jesus Cristo há mais de 2.000 anos veio e não foi um pescador solitário, sempre pediu colaboradores na sua obra de evangelização, anunciando a Boa Nova, pensemos na característica de perseverança dos pescadores para trazer o peixe como alimento indispensável à sobrevivência humana, principalmente naqueles tempos de peregrinação de Jesus.

Peçamos o Espírito Santo de Deus para que possamos, à semelhança de Simão e André, Tiago e João, aprendermos de Jesus Cristo a habilidade de pescar homens para o Reino dos Céus aqui na Terra, pois a sua pregação "Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens" continua fiel neste século XXI e por toda a eternidade.

Abraços fraternos.

 

Nancy - professora

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário