Quarta - Feira, 07 de Setembro de 2011.
Evangelho – Lc 6, 20-26
O evangelista Lucas coloca um Jesus corajoso e denunciador. Fala claramente da intenção da missão de Jesus: ficar do lado dos pobres esfarrapados, libertando-os da exploração dos ricos; enquanto que os ricos deverão sofre pelas práticas maldosas com seus irmãos. Não tem meia palavra, a ordem é que a felicidade esteja ao lado daqueles que buscam no Deus a alegria e confiam nas suas Verdades; enquanto a infelicidade está nos gananciosos, nos alienadores, nos destruidores ou naqueles que não acreditam no filho do Homem. O evangelista Lucas nos mostra um Jesus determinado e destemido. Um Jesus que acredita na sua missão e enfrenta decididamente seus opositores.
O Evangelho é como se fosse Jesus falando conosco. Orienta-nos para o campo de batalha. Instiga em nós o determinismo de levar a felicidade para os irmãos que não acreditam mais alcançá-la. É um Jesus presente nos guiando para onde devemos seguir e o que fazer para que a Palavra correta chegue ao coração daqueles que precisam ouvir. Para que ter medo? Para que fraquejar diante dos dominadores? Pegamos o próprio Jesus como exemplo! Ele não ficou escondido com medo de falar a verdade e magoar os enfarados. Ele falou e ensinou os apóstolos como agir diante da situação vexatória. Ou seja, não fujam do dominador! Encarem-no e fala com o coração sincero. Não invente ou tente fazer acordo com os senhores. Se fizerem isso estarão agindo como um traidor, como fez Judas.
A recompensa aos seguidores do Santo Evangelho é a entrada no Reino do Céu. Veja o que Lucas escreveu: fiquem felizes e muito alegres quando isso acontecer, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês.Significa que sacrificar para a glória de Deus vale a pena. Além de sermos resguardado pelo Criador, ganharemos um lugar Santo no céu. Não quero afirmar que viver na pobreza e na miséria é a garantia da salvação. Não é isto que Jesus pregava. Mas Ele tinha um amor bem próximo dos irmãos empobrecidos e dos irmãos desvalidos. Jesus não aceitava vê-los na penúria enquanto outros aproveitadores substanciavam à custa dos miseráveis. Isto Jesus condenava.
Enfim, para os apóstolos Jesus deixa bem claro: idem e anunciai todas as injustiças que veres pela frente. Não tenham medo dos senhores detentores de poder. Eles, com certeza, vão impedir que falem a verdade ou falem em nome do LIBERTADOR. Estas falas parafraseadas são encorajamento para sermos anunciadores da alegria e da felicidade. Nada de viver na angústia e na tristeza. Devemos sim viver na alegria do Cristo Ressuscitado. Porém, nada vai ser fácil seguir Jesus. Tanto é que Ele foi morto pelos homens arrogantes e possuidores de bens e poderes. Em nenhum momento Ele fraquejou. Mostrou que veio ao mundo para retirar o homem do pecado, fez se homem como homem pecador, formou uma comunidade de seguidores e atraiu multidão. Este é o Homem que devemos seguir com determinação e sem medo. Assim termos a felicidade plena da salvação. Amém!
--
Claudinei M. de Oliveira
Tenha a Paz de Cristo em seu Coração!
Nenhum comentário:
Postar um comentário