BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

1 de jul. de 2011

“O Menino Jesus no Templo” – Claudinei Oliveira

       

Sábado, 02 de julho de 2011.

 

Evangelho – Lc  2, 41-51

 

O evangelista Lucas conclui  assim o chamado "evangelho da infância" de Jesus, quando o mesmo foi apresentado ao Templo em Jerusalém para comemorar a festa da páscoa. Neste evangelho  Lucas mostra a ousadia de Jesus ao permanecer no Templo nos meios dos homens sabidos e discutindo de igual para igual. Sem recuar nas falas, Jesus menino provoca os "doutores" das leis  com destreza. Os mesmos ficaram assustados com a eloqüência do menino, pois como pode um criança argumentar sabidamente? Ainda não tinham presenciado tal feito, pois, quem dominava a arte da  retórica e da leitura eram pessoas  de "bem" que tinham como estudar.

Neste caso temos a iniciação de Jesus na vida pública. O cumprimento da missão de Jesus na vida terrena começa de forma surpreendente: deixar seus pais irem embora com a comitiva para a cidade natal e permanecer sozinho na cidade grande enveredando idéias de libertação e desalienação do homem pelo homem. Isto é, cada homem deve seguir seus princípios a partir da si para consigo mesmo, sem a interferência das idéias de outrem com intuito de manipulá-lo. A pureza do coração e da alma deve prevalecer para que o homem possa encontrar a salvação e o respeito para com o outro irmão deve ser meta a ser seguida para todos. O momento era oportuno para Jesus  fazer valer os ensinamentos do Pai. Estava no meio dos homens entendidos da arte de manipulação das idéias do povo sem conhecimento e pobres materialmente. Assim, o re-pensar dos doutores podem redirecionar novas práticas e atitudes de justiça e fraternidade entre os filhos de Deus.  

Para tanto, Maria e José depois de andarem um dia inteiro  deu falta de seu filho. Ao procurá-lo não encontrou na caravana e resolveu voltar para a cidade de Jerusalém para encontrá-lo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. O que nota no Evangelho foi a tranqüilidade dos pais ao encontrar o menino discutindo com os mestres das leis. Não brigaram e nem provocaram um escândalo. E o mais interessante foi que os pais procuraram Jesus no Templo e não em outros lugares possíveis de estar Jesus como nos "hospitais", nas delegacias ou nos LMs da vida. 

            Nota-se que os pais souberam educar seus filhos na fé. Ao levar o menino para a igreja estava ensinando  a catequese e os princípios a ser seguido para a formação de um excelente cristão. Nada melhor do que iniciar de pequeno a vida cristã com entusiasmo e determinação. Assim que os pais de Jesus saíram a procurar o menino já  sabiam onde encontrá-lo: na igreja. Não tinha outro lugar para procurar, pois foi ensinado para ele o lugar correto de preencher o coração com as coisas de Deus. Hoje, ao contrário, os pais quando o filho desaparece procuram em lugares diferentes da igreja. Isto acontece porque não ensinou o lugar verdadeiro para a criança. Não levaram os jovenzinhos para a catequese e nem deram ensinamento correto para os filhos. Preferem levá-los para os bares da vida, para as casas de shows, para discotecas e até para festinhas nas casas de amigos que não conhecem. Ainda por cima, levam e  buscam os filhos nestes lugares. Entretanto, para a igreja, dificilmente não os levam. Como buscar os filhos quando desaparecem na igreja se nunca ensinou  o caminho  da vida sagrada na igreja!  Até batizam as crianças, mas a vela acesa durante o sacramento apaga-se no decorrer dos anos. Podem até receber o segundo sacramento da Primeira Eucaristia, mas não passa disso. Tudo torna-se esquecido e a decepção de pais aparecem logo na entrada da adolescência e na juventude.

            Maria e José estavam certo quanto ao ensinamento de seu filho Jesus. Ademais, nem precisava, pois Jesus sabia do que estava acontecendo com ele. Bastava seguir a vontade do Pai do Céu. "Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura".  Com estas palavras Jesus se conteve e voltou para casa na companhia dos seus amados. Tudo estava escrito para acontecer com o Filho do Homem na terra, pois foi no terceiro dia que os pais o encontraram no templo, e foi no terceiro dia que Jesus ressuscitou depois de morto pelos soldados romanos.

            Portanto, a obediência de Jesus com seus pais deve alargar-se para os cristãos de hoje: ser obediente com a Palavra revelada na Sagrada Escritura. Pois nela é que asseguramos  a fortaleza para superar os dores e as dificuldades da vida. Que assim seja. Amém.

--

Claudinei M. de Oliveira

Tenha a Paz de Cristo em seu Coração!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário