Sábado, 13 de agosto de 2011
19ª Semana do Tempo Comum
São Ponciano, Papa, e Santo Hipólito, Presbítero, Mártires (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia: Benildo Romancon (irmão lassalista), Cassiano de Ímola (mártir), Cassiano de Todi (bispo, mártir), Concórdia (mártir), Félix e Fortunato (mártires de Aquiléia), Gertrudes (virgem), Irene da Hungria (imperatriz), Máximo, o confessor (teólogo bizantino), Radegundes (rainha da França).
Primeira leitura: Josué 24,14-29
Escolhei hoje a quem quereis servir
Salmo responsorial: Salmo 15,1-2a e 5.7-8.11
O Senhor é a porção da minha herança!
Evangelho: Mateus 19, 13-15
Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus.
Em muito poucos casos os discípulos de Jesus colocam obstáculos para se chegar a ele. Neste caso particular das crianças, os discípulos representam um obstáculo maior porque reproduzem mecanicamente os preconceitos de sua própria cultura que via nas crianças seres carentes de juízo, de orientação e de entendimento, por isso não lhe era permitido o ingresso no âmbito adulto e muito menos no espaço de formação que Jesus oferecida a seus seguidores.
As famílias buscavam que as crianças conhecessem Jesus para que ele as abençoasse e orasse por elas. A bênção solene era feita impondo as mãos sobre a cabeça e a oração invocava a proteção divina. Estas práticas refletiam a crença popular que considerava importante a busca da companhia, o ensinamento e a bênção de pessoas santas, representadas por profetas, mestres e curadores.
Jesus não rejeita essas expressões da religião popular, antes descobre nelas valores fundamentais de uma autentica experiência religiosa, como a confiança, a sinceridade e a simplicidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário