BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

1 de ago. de 2011

Quem ama a sua vida, perdê-la-á.

Quarta-feira, 10 de agosto de 2011

São Lourenço, Diácono, Mártir (Festa).

Outros Santos do Dia: Astéria de Bérgamo (virgem, mártir), Aurélio (mártir, venerado em Cutigliano), Bassa, Paula e Agatônica (virgens, mártires), Deusdedit de Roma (leigo), Gerôncio da Danônia (rei, mártir), Irineu (mártir, venerado em Cutigliano), Tiento e Companheiros (monges, mártires).

Primeira leitura: 2 Coríntios 9, 6-10.
Aquele que dá a semente ao semeador e o pão para comer, vos dará rica sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça.
Salmo responsorial: 112,1-9.
Feliz o homem caridoso e prestativo.
Evangelho: João 12,24-26.
Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas quem odeia a sua vida neste mundo, conserva-la-á para a vida eterna.

A leitura insiste na generosidade e no serviço, qualidades muito presentes na vida do grande mártir São Lourenço, padroeiro dos diáconos. Lourenço deu a vida por uma causa. Doou-se a si mesmo, depois de ter escolhido o bem maior que é Jesus Cristo. Diante das carências do mundo, entendemos que é importante partilhar os bens e os dons.

Precisamos, porém, estar atentos na forma como realizamos isso. Doar coisas sem promover a pessoa se chama assistencialismo. Ele pode causar dependência: a pessoa se acostuma a receber e acaba não tendo nem força e nem coragem para buscar sua autonomia. Por outro lado, para quem doa, tranqüiliza a consciência, mas sem resolver o problema.

A proposta de Jesus passa pelo compromisso com a justiça como fundamento para se eliminar as causas que geram o empobrecimento. A missão de proclamar a justiça é um gesto profético que cada cristão deveria ter para si como primeira vocação. Ser profeta assim faz a gente trabalhar para melhorar o presente e olhar para o futuro com esperança.

Parabéns a todos os diáconos pela sua doação e pelo serviço que realizam junto às comunidades. Que o seu trabalho seja abençoado.

Missionários Claretianos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário