BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

19 de ago. de 2010

Amarás o Senhor teu Deus e ao teu próximo como a ti mesmo - Missionários Claretianos.

Sexta-feira, 20 de agosto de 2010

20ª Semana do Tempo Comum

São Bernardo, Abade e Doutor da Igreja (Memória).


Outros Santos do Dia: Bernardo de Extremadura (monge), Erberto de Conza (bispo), Filiberto de Jumieges (abade), Leovigildo e Cristóvão (monges, mártires), Lúcio de Chipre (mártir), Máximo de Chinon (abade), Osvino de Deira (rei), Porfírio de Roma (mártir), Samuel (profeta bíblico do Antigo Testamento).

Primeira leitura: Ezequiel 37, 1-14
Ossos ressequidos, escutai a palavra do Senhor! Vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel.
Salmo responsorial: 106, 2-9
Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!
Evangelho: Mateus 22, 34-40
Amarás o Senhor teu Deus e ao teu próximo como a ti mesmo.

Há tempos que os fariseus estão atrás de Jesus e de seu grupo armando-lhe armadilhas para fazê-lo cair. Não é raro que os poderosos, quase todos eles conhecedores da lei, além de não cumpri-la, a utilizem para dominar o povo e para enriquecer-se com sua manipulação.

Jesus, com suas respostas, com sua pregação e com suas ações, supera toda a lei e vai ao essencial. Sua única lei é o amor a Deus e à humanidade; comparada à lei do amor, a outra lei é insignificante.

Hoje vemos uma falta de amor em todas as esferas da sociedade; as estruturas estão vazias e são inúteis se não são fecundadas com o amor que é a responsabilidade social, a solidariedade e a equidade. Por outro lado, os cristãos caem no ativismo e às vezes se esquecem do fundamental: Deus e o próximo, Deus e seu projeto, o próximo e sua realidade.

Esses critérios, unidos pelo amor, podem ajudar a alcançar uma verdadeira maturidade na fé cristã. Peçamos a Deus Pai que nos faça seres sinônimos de amor, capazes de captar sua voz e sua vontade e de sentir com o outro suas alegrias e suas dores, seus medos e suas esperanças. Isto é amor.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário