25 de agosto de 2010.
Evangelho (Mateus, 23, 27-32)
Não sejamos como sepulcros caiados.
Jesus critica duramente os fariseus e mestres da lei, por sua hipocrisia, comparando-os a sepulcros caiados, belos por fora, mas por dentro cheios de ossos de mortos e podridão. Aparentavam ser boas pessoas, bonitos, mas não eram verdadeiros, eram injustos, discriminavam. Não eram verdadeiros quando falavam de Deus, pois suas leis oprimiam, excluíam, geram a morte. Não viviam o mandamento do amor ao próximo, da vida. Falavam uma coisa, pareciam justos, e praticavam outra totalmente diferente. Diziam que se tivessem vividos na época de seus pais não seriam cúmplices na morte dos profetas, mas já tinham decidido matar Jesus.
Essa crítica que Jesus faz hoje serve pra mim? Será que sou para Deus, a mesma pessoa que apresento ser para os outros? Jesus condena no evangelho de hoje a falsa aparência. Meu interior nega o que aparento ser? Não podemos viver em conflito com Jesus. Ele nos ensinou o amor, a misericórdia, e nos pede sinceridade em nossas boas ações. Não praticar o bem só pra se promover, fazer os outros acreditarem que sou uma boa pessoa, e ter um coração cheio de inveja, ódio, rancor, mentira. Tudo isso é perigoso para nossa vida espiritual. Não devemos também procurar nas pessoas somente seus defeitos, devemos respeitá-las, e aproveitar as coisas boas que elas nos passam. O que eu mais valorizo em alguém? Deus conhece nosso interior, nosso coração, e Ele sabe quando estamos sendo hipócritas. Seus ensinamentos, a sua palavra não permite, não deixará ninguém se esconder, por uma falsa aparência santa.
Somos humanos, pecadores, erramos, temos nossas fraquezas. Devemos buscar estar sempre com o coração aberto para o amor fraterno, o amor que gera vida, refletindo sempre sobre nossas atitudes. Antes de criticar alguém, olhar para dentro de si, ver se não tem um algo que precisa ser limpo,e ser jogado fora. Que e Espírito Santo nos dê discernimento, para sabermos o que é bom, e o que não é bom para nossa caminhada.
Um forte abraço para todos.
Elian
Oração
Pai, torna-me de tal modo transparente que meu íntimo possa ser revelado por meus gestos e atitudes. Livra-me de ser como um sepulcro caiado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário