Terça-feira, 31 de agosto de 2010
22ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Aidano de Lindisfarne (bispo), Amado de Nusco (monge, bispo), Aristides de Atenas (filósofo), Baboleno de Bóbio (abade), Cesídio de Trasacco e Companheiros (mártires), Ciríaca de Roma (viúva), Dominguito del Val (coroinha, martir), Formério de Bañares (anacoreta, mártir), Isabem da França (fundadora do mosteiro), Optato de Auxerre (bispo), Paulino de Treves (bispo), Raimundo Nonato (mercedário, cardeal), Robustiano e Marcos (mártires), Teódoto e Rufina (mártires).
Primeira leitura: 1 Coríntios 2,10-16
O homem psíquico não é capaz de conhecer o que vem do Espírito; ao contrário, o homem espiritual julga tudo.
Salmo responsorial: 144, 8-14
É justo o Senhor em seus caminhos.
Evangelho: Lucas 4, 31-37
Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!
Este relato de libertação que hoje meditamos no Evangelho de Lucas, mostra um evidente confronto entre as forças do bem e do mal. Jesus é hoje reconhecido por um demônio que possui um homem, esse conhecimento é problemático, pois, qual a relação de Jesus com as manifestações do mal.
A relação é de poder, a autoridade de Jesus está fundada em seu testemunho; o que os demônios mais temem é a sua santidade, eles sabem que diante da autoridade de Jesus são perdidas.
A Palavra de Jesus está impregnada de autoridade e toda a sua vida é uma manifestação direta de Deus, Isso pode ser sentido e cria desconforto nos verdadeiros representantes do diabo, que são os fariseus e doutores da lei. Jesus se apresenta como libertador autêntico. Com o poder da palavra quebra as correntes que prendem e desumanizam a pessoa e lhe restitui a dignidade.
Hoje, enquanto a palavra humana tende a perder valor, por não estar respaldada pelo testemunho de vida, é fundamental assegurar a coerência entre a palavra e a ação. Somente as ações devolvem à palavra o seu verdadeiro valor profética e libertador.
A realidade atual reclama com urgência palavras de vida, que sejam capazes de quebrar toda cadeia que suprime a dignidade das pessoas.
Missionários Claretianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário