BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

17 de ago. de 2010

Agosto(19-quinta)2010 - Fernando

Agosto(19-quinta)2010 Comentário à 1ª Leitura

(20ªsemana T.Comum-15 a 21 agosto ( http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

Ez 36,23-28 Eu vos darei um coração novo e porei um espírito novo dentro de vós.

[Evangelho Convidai para a festa todos os que encontrardes. Mateus 22,1-14 ]

Na continuação das profecias sobre as ações de Deus para restauração do povo de Israel depois do Exílio a segunda metade do cap.36 promete levar de volta o povo para sua terra. Uma purificação se seguirá: primeiro, pela água (em quase todas as religiões encontramos o uso de águas lustrais preparadas especialmente para aspersões e banhos). Depois o Senhor dará ao povo corações e espíritos novos. Finalmente, Deus infundirá o Espírito divino em seus corações humanos. A parábola do evangelho tem seu ponto central na recusa dos convidados do Rei em comparecer aos dias de festa preparados. O convite mesmo renovado não é aceito a tal ponto que o Rei manda trazer todos os que forem encontrados pelas ruas e pelas estradas. Aqui também, como em Ezequiel, a iniciativa é sempre divina, não importando a bondade ou maldade dos convidados pois o Reino foi aberto para acolher a todos.

Os estudiosos da bíblia encontram interpolações em alguns versículos cujo estilo denota terem sido acréscimos à parábola em referência a situações concretas da comunidade de Mateus (destruição da cidade de Jerusalém no ano 70? Discussão sobre a entrada no cristianismo de judeus e pagãos? Importância de responder à liberdade da convocação com obras de justiça – veste apropriada para participar do banquete).

À parte tais detalhes, podemos sintetizar a leitura do dia nesses dois mistérios. Um experimentado na vida humana por todos: o mistério da liberdade pois nem sempre os homens agem segundo a justiça ou acolhem os sinais (convites) da presença divina no mundo. Outro grande mistério depende de nossa fé mas é o grande tema repetido em todas as Escrituras, do Gênesis aos últimos livros sagrados dos judeus (os “cinco rolos”) ou ao Apocalipse (“Revelação”) considerando-se o novo testamento cristão. Esse grande tema é o oferta gratuita do Deus que está à porta e bate e renova sempre todas as chances de purificação e renovação chegando a habitar em nosso coração. Esse o tema, sempre único, que deveria constituir para nós o que é o “Shemáh Israel” para os judeus, a profissão de fé fundamental. Com freqüência a gente se preocupa mais com “costumes e tradições humanas” como o Mestre dizia, sobretudo aos doutores e fariseus falsos, esquecendo o fundamental.

( prof.FernandoSM, Rio, fesomor2@gmail.com )

Nenhum comentário:

Postar um comentário