16 de agosto de 2010 – segunda-feira
Evangelho – (Mateus 19, 16-22)
Enquanto fazia a leitura do evangelho de hoje, me perguntava: o devo fazer de bom para possuir a vida eterna? Se pergunte, pergunte a Jesus agora: o que devo fazer para possuir a vida eterna, ficar junto do Pai, do filho? Ao jovem do evangelho Jesus responde que é observar os mandamentos. E se prestamos bem atenção na leitura, observamos que Jesus cita os mandamentos que levam a ter uma boa convivência, a viver em harmonia com o nosso próximo. O jovem diz que observa os mandamentos, insiste querendo saber o que ainda lhe faltava fazer? Eu imagine que este jovem estava sendo sincero com Jesus. Porém, quando Jesus lhe diz: ”Vá, vende tudo o que tem, dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois venha, e siga-me". Cheio de tristeza, o jovem que era muito rico vai embora.
Nesse mês que lembra as vocações, celebramos ontem o dia da vocação religiosa. E até quando, eu vou dar as costas a Jesus, ao seu convite: “Venha, e siga-me”? Jesus nos deixa livre para tomarmos essa decisão. Mas ele nos quer livres também para segui-lo. Livres de tudo nos oprime, do consumismo, no egoísmo, da ganância, dos bens materiais. Jesus é tão misericordioso, e nos ama tanto, que Ele que nos libertemos, para segui-lo. Para sermos caridosos com o próximo, estarmos disposto a fazer a vontade de Deus, seguir a Cristo pelo caminho que nos levam a vida eterna.
Escolher seguir a Cristo, e optar pelos pobres, pelos excluídos, pelo que sofre, pelos doentes, é escolher entre Deus e o dinheiro. Dom Moacyr nos disse ontem, que quando nos dedicamos a comunidade, no colocamos serviço do próximo, o tempo que perdemos, não é tempo perdido, mas um tesouro que ganhamos no céu. Não ter tempo, é uma desculpa que usamos muito, muitas vezes eu disse: não tempo, e hoje eu digo: quanto tempo eu perdi. Abrir o coração para acolher e servir ao próximo, confiar na providência divina, imitar a Cristo e fazer a vontade do Pai, é o que ainda pode estar nos faltando para possuirmos a vida eterna.
Um abraço a todos.
Elian
Oração
Pai, quero estar sempre em comunhão contigo, pois só tu és Bom. Que eu possa, assim, conhecer a tua vontade e colocá-la em prática, pois este é o caminho da salvação
Nenhum comentário:
Postar um comentário