BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

19 de ago. de 2010

Aí vem um israelita de verdade - Missionários Claretianos.

Terça-feira, 24 de agosto de 2010

São Bartolomeu, Apóstolo (Festa).


Outros Santos do Dia:
Alduíno de Rouen (bispo), Áurea de Óstia (virgem), Emília de Vialar (fundadora), Êutico da Frígia (discípulo de São Paulo), Joana Antida Thouret (religiosa, fundadora), Jorge Limniotes (monge, mártir), Mártires de Cartago (300 mártires, chamados de “massa branca”, não se conhecem os seus nomes), Patrício (abade), Ptolemeu de Nepi (bispo), Romano de Nepi (bispo), Tatião (mártir).


Primeira leitura:
Apocalipse 21, 9b-14.
A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
Salmo responsorial: 144, 10-13b. 17-18.
Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.
Evangelho: João 1, 45-51.
Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade.

A Palavra de Deus nos convida hoje a meditar sobre o projeto de vocação cristã para o discipulado. Isto nos leva a discernir e dirimir toda dúvida para que nos convençamos definitivamente de que Jesus é o mestre a quem devemos seguir. A primeira leitura se torna o símbolo dos doze, que são comparados com as portas da nova Jerusalém.

Essas portas são os caminhos que o cristianismo tem para entrar e se configurar ao próprio Cristo, que dá um sentido novo à história da humanidade. No evangelho encontramos a famosa pergunta de Natanael: “Pode por ventura vir coisa boa de Nazaré?” Natanael, mesmo desconfiando, não deixa de acolher o chamado pela mediação de Felipe. Natanael encontra-se com Jesus, escuta-o, acredita nele, e o segue fielmente: sua vida muda totalmente.

Hoje nós cristãos necessitamos reavivar nossa vocação. Nesse sentido, é importante contar com mediadores como Felipe que nos ajudem a “ir e vir”. Certamente foram muitas as vezes em que nos sentimos chamados, e muitas também as vezes em que as dúvidas e as desconfianças tomaram conta de nós. Aí está Jesus, à espera de que nos atrevamos a correr o risco de querermos ser seus discípulos.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário