BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

30 de ago. de 2010

Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado? - Missionários Claretianos

Sábado, 4 de setembro de 2010

22ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Beltrão de Garrigues (dominicano), Bonifácio I (papa), Calétrico de Chartres (bispo), Cândida (viúva, primeira cristã de Nápoles), Eva de Dreux (virgem e mártir), Hermione de Éfeso (virgem, uma das filhas de São Filipe Diácono, mencionado em At 21,9), Ida de Herzfeld (viúva), Juliano, Oceano, Amiano e Teodoro (mártires da Nicomédia), Magno de Funsen (monge), Marcelo de Lião (mártir), Marcelo de Trèves (bispo), Marino de San Marino (eremita, diácono), Moisés (personagem importantíssimo do Antigo Testamento), Monessa da Irlanda (virgem), Rosa de Viterbo (virgem), Rosália de Palermo (virgem), Silvano e Vitálico (um menino, mártires de Ancira), Ultano de Ardbraccan (bispo).

Primeira leitura: 1 Coríntios 4, 6b-15
Padecemos fome, sede e nudez.
Salmo responsorial: 144, 17-21
O Senhor está perto de quem o invoca!
Evangelho: Lucas 6, 1-5
Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?

Jesus volta a se opor às estruturas judaicas que oprimiam o ser humano. Neste caso, Lucas nos apresenta o que está proibido de se realizar no dia de sábado. Arrancar espigas era visto pelos fariseus como um tipo de trabalho, coisa que não poderia ser feita nesse dia. Prefeririam ver Jesus e seus discípulos morrerem de fome a vê-los violar a lei judaica.

Mas Jesus sabe muito bem que o ser humano está acima da lei, e que não deve haver nenhuma lei que esteja contra ele, que o oprima e escravize. Jesus utiliza como exemplo um incidente da vida de Davi e de seus companheiros: estavam com fome, entraram na casa de Deus, tomaram os pães consagrados, que eram exclusivos dos sacerdotes compartilharam entre si e comeram.

Davi violou uma lei, mas para o bem da pessoa. Jesus, supostamente está violando outra lei, mas para seu bem e de seus companheiros, porque o Filho do Homem, quer dizer, o ser humano, está acima de qualquer lei. Como cristãos, somos chamados a detectar e denunciar as leis da nossa sociedade que estão oprimindo nossos povos.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário