BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

24 de ago. de 2010

Jesus não castiga os samaritanos - Sal

28 de setembro

Evangelho - Lc 9,51-56

Nossa maneira de julgar, de avaliar uma situação de injustiça, é diferente do modo de Jesus resolver as ingratidões dos injustos. Os samaritanos em si não eram maus. Eles eram discriminados pelos judeus, que os consideravam impuros por ser um povo formado por várias raças e por não seguir o judaísmo. Por isso os samaritanos recusaram-se a acolher Jesus e sua comitiva, os discípulos.

Jesus não faz punições como o fazemos diante da nossa ingratidão. E nos mostra isso bem claro no Evangelho de hoje.

A reação dos discípulos foi de dar uma dura, de castigar fortemente os samaritanos pela falta de consideração e de respeito para com o Filho de Deus. Porém, Jesus agiu com bondade e amor infinito, como o faz todos os dias com cada um de nós. Porque diariamente nós somos ingratos com Deus, não agradecendo, não respeitando a sua presença, não fazendo a sua vontade, não sendo caridosos com os necessitados, etc e etc. Mesmo assim, Deus não nos abandona ao poder do pecado e da morte, mas vem em nosso socorro por meio da Igreja e através do seu próprio Filho que, com sua morte, destrói o pecado e a morte, e conquista para todos nós a vida.

Os apóstolos imediatamente queriam executar uma forte repreensão aos samaritanos fazendo com que caísse fogo do céu e devorasse a todos. Que exagero! Deve ter pensado Jesus.

A reação dos apóstolos é a mesma que temos diante do nosso irmão que nos prejudica. Estamos acostumados a julgar as coisas, acontecimentos e as pessoas de acordo com o nosso ponto de vista. E nos inquietamos, ficamos contrariados, quando alguma coisa não está de acordo com a nossa escala de valores, de acordo com o nosso pensar e agir. Aí, então reagimos de forma agressiva.

Os noticiários dos últimos dias mostram essa realidade claramente. É um que mata o vizinho por causa do barulho, é outro que mata um pai de família por causa de desentendimentos no trânsito, é o namorado que mata a namorada porque ela não o quer mais... Tudo isso porque nós optamos pela vingança, pela morte, enquanto Jesus quer misericórdia e vida.

Jesus. Tenha piedade de nós que constantemente não reagimos de acordo com os teus ensinamentos, mas sim de acordo com o nosso egoísmo, com a nossa falta de caridade com relação aos nossos semelhantes. Amém.

Sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário