BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

19 de ago. de 2010

Qual é o maior mandamento da lei?-Maria Elian


20 de agosto

Evangelho (Mateus 22, 34-40)

Amar ao Senhor nosso Deus e ao próximo

Sabendo que Jesus havia calado os saduceus, os fariseus se unem e um deles para experimentá-lo pergunta: “Qual é o maior mandamento da lei? E Jesus responde: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento. O segundo mandamento: Amarás o teu próximo como a ti mesmo!” Para o cristão Deus deve está em primeiro lugar, acima de qualquer coisa em nossas vidas, que devemos adorar somente a Deus, e amá-lo com todo nosso ser, a cada instante e em todo lugar, com confiança e certeza de que estamos próximos Dele. O amor a Deus é o único amor que não nos decepcionará.
Amar a Deus e ao próximo, é o que verdadeiramente dá sentido a nossa vida religiosa, ser cristão. Sem esses dois mandamentos de nada adianta cumprirmos com nossas obrigações religiosas. O que nos aproxima de Deus, é o amor incondicional a Ele, e amar ao próximo como a nós mesmos. Todos os dias vemos demonstração da falta de amor ao próximo, nas famílias, nos grupo de amigos, em todos os lugares... para alguns a vida humana não tem valor nenhum, a violência tomou uma dimensão tão grande, que tira-se a vida de alguém como maior facilidade. Isso não é comportamento de cristão.

Desvalorizar a vida, desrespeitar, enganar, sendo desonesto, tirar proveito, invejar, não perdoar, desejar o mal, são sinais de que não estamos vivendo o amor fraterno. Se não amamos verdadeiramente o próximo, não podemos dizer que amamos a Deus. Deus nos deu a vida, para que vivêssemos em paz, em harmonia com o próximo. Mas quem é o nosso próximo? Jesus amou os rejeitados, os excluídos, os oprimidos, os pecadores, as prostitutas, os doentes, os que não eram amados, os seus inimigos. Devemos seguir esse exemplo de Cristo, de amor e misericórdia ao próximo, que devemos viver de forma incondicional. Não existe amor maior do que dar a vida pelos outros. A oração nos ajudará a ser obediente aos mandamentos de Deus, deixando nosso coração mais tranqüilo, para acolher o próximo, principalmente nossos inimigos, aqueles a quem devemos perdoar.

Um forte abraço a todos

Elian

Oração
Pai, que o meu amor a ti se manifeste na solidariedade para com o meu próximo. E que a comunhão com o meu próximo expresse meu profundo amor por ti. Grava no meu coração o mandamento do amor a Ti e ao meu semelhante, de modo que toda a minha ação encontre seu sentido nesta dupla fidelidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário