BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

30 de ago. de 2010

Eles deixaram tudo e seguiram a Jesus - Missionários Claretianos .

Quinta-feira, 2 de setembro de 2010

22ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Agrícola de Avinhão (bispo), Antolino de Palência (presbítero, mártir), Antonino de Pamia (mártir), Brocardo do Monte Carmelo (carmelita), Carlos de la Calmette (conde de Valfons), Castor de Apt (bispo), Diomedes, Juliano, Filipe, Eutiquiano, Leônidas, Filadelfo e Pentágape (mártires), Elpídio de Lião (bispo), Elpídio da Capadócia (abade), Evódio, Hermógenes e Calista (mártires de Siracusa), Hieu de Tadcaster (virgem), João Maria du Lau (arcebispo de Arles, mártir), Justo de Lião (bispo), Lolano da Escócia (bispo),Luís Barreau de la Touche (monge), Máxima de Roma (mártir), Nonoso de Monte Sorate (abade), Valentino de Estrasburgo (bispo), William de Roskilde (bispo), Zenon, Concórdio e Teodoro (mártires de Nicomédia).

Primeira leitura: 1 Coríntios 3,18-23
Tudo é vosso, mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.
Salmo responsorial: 23, 1-6
Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra.
Evangelho: Lucas 5, 1-11
Eles deixaram tudo e seguiram a Jesus.

Lucas apresenta um cenário bastante comum no contexto em que Jesus se encontra às margens do lago de Genesaré, na Galiléia, com barcos, pescadores, redes e peixes. Jesus utiliza um dos barcos para ensinar as pessoas que se tinham deixado tocar pela Palavra de Deus. O ambiente era de opressão cada vez mais intensa do Império Romano sobre o povo de Israel.

As pessoas buscavam uma mensagem que lhes tirasse a dor e o sofrimento. Buscavam a Jesus, chamado de Mestre pelos pescadores, e que propunha palavras de vida eterna. As pessoas o procuram e Jesus sente a necessidade de chamar colaboradores que o ajudem nessa árdua tarefa. Deve-se navegar mar adentro, quer dizer, deve-se arriscar para seguir a missão de Jesus como entrega total. Lançar as redes e ser pescadores de homens para Deus.

Obviamente sentirão insegurança e desconfiança: “Não pescamos nada”, mas o Senhor nos dará a capacidade de realizar nosso trabalho com generosidade e amor: em teu nome encherás as redes. Deixar tudo para seguir Jesus é colocar os valores do Reino (justiça, paz, solidariedade, amor, etc) acima dos antivalores que o mundo nos apresenta.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário